Home » Dicas » Como fazer placa Placa de Circuito Impresso sem Percloreto de Ferro

Como fazer placa Placa de Circuito Impresso sem Percloreto de Ferro

Muitos amigos tem reclamado da dificuldade de encontrar percloreto de ferro, principalmente em cidades afastadas dos grandes centros. Na realidade o nosso governo quer dificultar as pessoas a ter acesso a tecnologia, vários produtos químicos estão sendo barrados, um exemplo simples é o álcool isopropílico que só pode ser vendido em micro frascos, isso quando é encontrado.

Quando diluido em água o percloreto de ferro fica com uma cor marrom, muito ácida e corrosiva, usado na eletrônica para corroer cobreado de placa de circuito impresso, como floculante no tratamento de esgoto,  na purificação de água, entre outras centenas de utilidades industriais.

O cloreto de ferro ou cloreto férrico,  também chamado de percloreto de ferro é muito usado na eletrônica, quando  dissolvido em água, sofre hidrólise, com isso libera calor, este é o motivo de ser mais seguro o percloreto de ferro liquido, mas no caso de se usar em pó, a mistura deve ser feita em um recipiente de vidro.

Como fazer placa Placa de Circuito Impresso sem Percloreto de Ferro

A solução encontrada pelo meu amigo Valdeni da Eletronica2002 , (irmão do Dudu) foi substituir o percloreto de ferro por produtos mais fáceis de serem encontrados, como o ácido clorídrico (HCL) e o Peróxido de Hidrogênio, dois produtos facilmente encontrado no mercado.

O ácido clorídrico para uso em corrosão de placa de circuito impresso deve ser de no mínimo 40% , podendo ser usado produtos como removedor de cimento ou mesmo o Ácido Muriático desde que a  porcentagem seja igual ou superior ao indicado.

Já o Peróxido de Hidrogênio nada mais é que a água oxigenada 130 Volumes que é facilmente encontrada em qualquer cidade.

Lista de produtos

5 Partes de água

3 Parte de ácido cloridrico a 40%

3 Partes de Peróxido de Hidrogênio

Abaixo o vídeo explicativo.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]