Home » Componentes » Como Fazer seu próprio Transformador de Áudio

Como Fazer seu próprio Transformador de Áudio

Os transformadores de áudio ou AF são transformadores que trabalham em frequências baixas que ficam entre cerca de 20Hz até 20kHz e são usados ​​basicamente em circuitos amplificadores de áudio.  Estes transformadores foram fundamentais na época das válvulas eletrônicas para combinar as saídas de alta impedância de amplificadores com os alto-falantes de baixa impedância.

Mas atualmente os amplificadores transistorizados não têm a necessidade de transformadores de saída de áudio. Mas esses transformadores ainda são produzidos no entanto, para uma série de outras funções de áudio, mas em menos escala. Isso quer dizer que para nós hobbistas a compra de um transformador de áudio está cada vez mais difícil e aqui no Brasil quase impossível.

Como Fazer um Transformador de Áudio em Casa

Uma saída bem interessante é construir um transformador de áudio em casa, usando componentes simples. Para isso você vai precisar de um bastão de ferrite de 10 milímetros de diâmetro,  fio de cobre esmaltado 0,25 milímetros (23AWG) e fio de cobre esmaltado  0,1 milímetros (27AWG), veja a tabela de fios AWG e tabela de conversão para fios SWG.

Como Fazer um Transformador de Áudio em Casa
Circuito do Transformador de Áudio Caseiro

O transformador de áudio tem uma construção simples, porém o funcionamento é idêntico aos transformadores de núcleo de ferro que são vendidos comercialmente.  Os enrolamentos do transformador são feitos da seguinte forma, o secundário são 50 voltas de fio de cobre esmaltado de 0,25 milímetros em torno de uma pequena barra de ferrite de 10 milímetros de diâmetro, tipo essas barras de antena AM tubular, o tamanho e o comprimento da barra não importa, é apenas o número de voltas de fio que determina o transformador.

Transformador de áudio caseiro
Transformador de áudio caseiro

Já o enrolamento primário do transformador de áudio é feito enrolando 300 voltas de fio de cobre esmaltado de 0,1 milímetros sobre o secundário, enrole mais 300 voltas e isso completa o transformador fazendo uma tomada central (center tape).

Este transformador não é critico, você deve apenas seguir as instruções e enrolar o primário bem em cima do secundário, a união da tomada central e qual são os fios de entrada do primário não tem qualquer importância. Acredito que esse transformador de áudio funcionará em quase todos os circuitos que você precisar usar um.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]