Home » Componentes » Como fazer um Painel Solar usando o Transistor 2N3055

Como fazer um Painel Solar usando o Transistor 2N3055

Geralmente uma oficina de eletrônica geram grandes quantidades de componentes queimados que na maioria das vezes vão para o lixo. Mas se você tem que substituir um transistor de potência, como por exemplo o transistor 2n3055 que está queimado, mas só está queimado uma das junções, é possível reciclar e transformar esse transistor queimado em um pequeno, mas eficiente  painel solar. Célula solar com transistor 2N3055 Aqui está um simples painel solar fabricado com células solares feitas de transistores 2N3055, usados em fontes ou amplificadores de áudio. Cada célula produz cerca de 1,5 volts e 4 miliamperes, isso dependendo da quantidade de luz solar, mas pode ser usado com luz artificial, desde que seja bem clara e forte.

Os transistores foram ligados em série com as bases ligadas aos coletores. Os emissores não estavam ligados já que a saída é bem menor. A tabela abaixo mostra os resultados dos testes, a melhor configuração para célula solar é base + com emissor -.

Junções do transistor

Teste V A W
Base + , Emissor 370mV 94uA 35uW
Base e Emissor + Coletor, 325mV 215uA 70uW
Coletor, Base + 340mV 265uA 90uW
Coletor + , Emissor 28mV 65uA 1uW

Para uma potência de 15 watts, que seria capaz de acender uma lâmpada fluorescente compacta você  iria precisar de pelo menos 5.555 transistores 2n3055. Algo um tanto inviável, mas alguns transistores já é o suficiente para abasteceri um pequeno sistema eletrônico de pouco consumo, como uma calculadora, uma lanterna LED pequena, etc

Faça uma Calculadora Solar usando Transistor 2N3055

No entanto, aqui neste vídeo podemos ver que apenas 5 transistores  em série fazem  uma calculadora pequena que é alimentada por uma pilha de 1,5 volt funcionar perfeitamente e com o display LCD bem claro. Isso usando apenas uma iluminação artificial interna.

Veja também o artigo Painel Solar Caseiro, [Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]