Home » Circuitos » Como ligar uma Ventoinha de PC em Corrente Alternada

Como ligar uma Ventoinha de PC em Corrente Alternada

Este circuito certamente vai ajudar muitas pessoas, principalmente quem precisa de um sistema de refrigeração onde se tem apenas tensão de corrente alternada.  A idéia para solucionar o problema  é simples, basta acrescentar uma fonte sem transformador, destas que usam meia duzia de componentes e é de pequeno porte e baixa potência.

Não sou adepto deste tipo de fonte de alimentação, por dezenas de motivos, mas a mais importante é que DETESTO levar choque elétrico!

Como Ligar uma Ventoinha direto na Rede Elétrica

como-ligar-uma-ventoinha-direto-na-rede-eletrica

O príncípio de funcionamento é super simples, o capacitor C1 (680 nF x 250 Volts) é que determina a corrente máxima que pode ser fornecido ao dispositivo, então caso queira diminuir ou aumentar a corrente é ele que deve ser substituído.  O valor pode chegar até 2 uF, sempre use capacitor sem polarização, como os de poliéster.

O resistor R1 é apenas usado para descarga do capacitor depois de desligar a fonte de alimentação, a ponte de diodo retifica essa tensão, o diodo zener D1 de 12 Volts estabiliza e o capacitor  C1 que é um de 1000 uF x 25 Volts eletrolítico filtra a tensão, evitando ruídos de 60 Hz  da rede.

Lista de Componentes

R1 – Resistor 620 K Ohm x 2 Watts
C1 – Capacitor
C2 – Capacitor  1000 uF x 25 Volts Eletrolítico
D1 – Diodo Zener 12 Volts x 1 Watt
Ponte de diodos ( ex 4X 1N4001)

Atenção!

Para uma melhor proteção do circuito use na entrada CA um fusível ou mesmo um resistor de 100 Ohm. Não esqueça que este circuito é perigoso, já que ele é ligado direto a rede elétrica, então está sujeito a choques que podem ser fatal.

Este sistema para ligar a ventoinha na rede elétrica CA é simples, mas como utiliza uma fonte sem transformador, ela só vai funcionar quando utilizada em ventoinhas de baixa corrente.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]