Home » Componentes » Conheça o Relé de Estado Sólido

Conheça o Relé de Estado Sólido

O Relé de estado sólido (Solid State Relay) é como o nome diz, um relé, uma chave, só que de estado sólido, ele não usa componentes mecânicos como os relés tradicionais e sim semicondutores.

Um relé de estado sólido é um dispositivo de comutação eletrônica que liga ou desliga quando uma pequena tensão externa é aplicada através de seus terminais de controle.

A grande vantagem do relé de estado sólido Além de não ter partes mecânicas, contam com um isolamento elétrico que separa a entrada (parte que aciona) e o interruptor (parte acionada – chave) , assim podemos evitar a ocorrência de faíscas, corrente reversa, ruido, e outros problemas comuns nos sistemas mecânicos dos relés tradicionais.

Relé de Estado Sólido

Rele de estado sólido

Estes relés de estado sólido usam como chave semicondutores de potência, como tiristores e transistores, para comutar altas correntes acionada com uma pequena tensão e corrente.

Sua velocidade de comutação é extremamente rápida em comparação com os relés tradicionais eletromecânicos, e por não terem contatos físicos também são imunes ao desgastes ou mal contato.

Outras vantagens são o funcionamento totalmente silencioso, vida útil muito maior, resistência de saída permanece  sempre constante, independentemente da quantidade de uso, não gera campo magnético, imune  a choque mecânico, vibração, umidade, calor e frio.

As aplicações de relés de estado sólido deve considerar sua capacidade inferior para suportar a sobrecarga momentânea, em comparação com os relés de contatos eletromecânicos, e sua maior resistência quando  “ligado”.

Abaixo uma foto de um relé de estado sólido e abaixo o seu circuito elétrico básico, usando o Triac como chave.

Conheça Por Dentro de um Relé de Estado Sólido

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]