Home » Circuitos » Construa um Transmissor de TV Simples

Construa um Transmissor de TV Simples

Apesar das transmissões de TV já serem praticamente todas de modo digital, as Tvs ainda são aptas a captar sinais analógicos. Por esse motivos os micros transmissores de TV ou videolinks podem ser usados sem problema algum. Quando procuro circuitos de transmissores de vídeo geralmente encontro dois tipos, os super simples e pouco confiáveis e os sofisticados de difícil construção.

Este circuito apresentado neste artigo é de um transmissor de TV muito simples, mas confiável e estável. Ele tem entradas separadas de vídeo e áudio, ele pode ser usado para transmitir sinais de vídeo a partir de um DVD ou PC  para uma TV sem o uso de qualquer cabo e a uma distância razoável. Sua potência de transmissão pode ser aumentada com o auxílio de um amplificador de RF. Mas se deve tomar cuidado e obedecer a legislação quanto a limitações de potências de transmissão.

Circuito do Transmissor de Vídeo

 Transmissor de TV
Transmissor de TV

O circuito transmissor de áudio e vídeo combina sinais de vídeo e áudio de nível de linha, e transmite o sinal resultante nas frequências dos canais analógicos de 2 a 6 (de 55Mhz a 83Mhz ), a uma distância de até 100 metros. O potenciômetro R3 é usado para ajustar o ganho do sinal de vídeo, o seu efeito é semelhante ao do controle de contraste em um aparelho de TV comum.

Lista de componentes do transmissor de vídeo

D1 diodo 1N914
Q1- Q2-Q3-transistor 2N3904
R1- R2, R11-Resistor 1KΩ 1/4 Watt
R3,R7- potenciômetro ou trimpot 1KΩ
R4,R9,R10-Resistor 10KΩ 1/4 Watt
R5-Resistor 47KΩ 1/4 Watt
R6-Resistor 75kΩ 1/4 Watt
R8-Resistor 4.7KΩ 1/4 Watt
R12-Resistor 75Ω 1/4 Watt ou 2x 150 em paralelo (opcional ver texto)
C1,C8- Capacitor eletrolítico 100μF x 16-V
C2- Capacitor eletrolítico 2.2μF x 50-V
C3,C6,C11,C14,c15- Capacitor cerâmico 1nF
C7,C9 Capacitor cerâmico  2.2-pF
C10- Capacitor cerâmico 100pF
C12, C13-Capacitor cerâmico 68-pF
ANT1-Antena
B1 bateria 9v
J1,J3-Jack RCA, montagem superfície.
L1- bobina mini 0.15mH
L2, L3-bobina mini de 2.2mH
L4- 0.14- 0.24-μH ajustável, núcleo ferrite.
S1- botão pressão , NA. ( normalmente aberto)
T1- Transformador de RF 4.5-MHz

Já o resistor variável R7 faz o controle de bias, ele é usado para ajustar o nível de preto da imagem, de modo a que um certo nível de sinal é transmitido, mesmo para uma imagem totalmente escura. T1 e um transformador de RF, com um capacitor interno, eles formam o circuito de tanque de um oscilador Hartley que está sintonizado em 4,5 Mhz.

Os sinais de áudio de entrada no J2 são acoplados à base de Q3 através de C2 e R4, o sinal de áudio é modulado na base de Q3, para formar uma subportadora de áudio que é 4,5 Mhz mais elevada do que a frequência portadora de vídeo do transmissor de TV.

A subportadora modulada em FM é aplicada à secção de modulador até C5 e R9. O resistor R9 ajusta o nível da subportadora no que diz respeito ao sinal de vídeo. Já os transistores Q1 e Q2 modulam a amplitude de sinais de áudio e vídeo para um sinal de RF.

A freqüência de operação é definida pela bobina  L4, que tem de 3,1/2 voltas de fio de cobre esmaltado 24 AWG em uma forma com núcleo de ferrite. A saída de RF do oscilador é formada por L4, C7 e C9, é amplificada pelos transistores Q5 e Q6, cuja tensão de alimentação vem do modulador.  Um filtro de RF passa-baixa é é feita por C12, C13, e L1.

O resistor R12 é opcional, ele é adicionado para ajudar a combinar o sinal de saída para qualquer tipo de antena, como por exemplo uma antena telescópica comum e eté mesmo um pedaço de fio de cobre. O circuito pode ser alimentado a partir de uma bateria ou fonte de alimentação de 9 a 12 Volts com 500mA.

 Placa de circuito impresso do Transmissor de TV
Placa de circuito impresso do Transmissor de TV
 Placa de circuito impresso do Transmissor de Vídeo
Placa de circuito impresso do Transmissor de Vídeo

Ajustes do transmissor de TV

Para alinhar o transmissor de vídeo e áudio, basta sintonizar um receptor de TV em um canal não utilizado,  entre 2 e 6.  A TV deve ter uma antena interna conectada diretamente a ela, se ela tiver apenas uma antena externa ou cabo, o ajuste pode ficar prejudicado ou mesmo não vai funcionar.

Certifique-se de ambos os potenciômetros ou trimpots  formados por R3 e R7 estão em posição central, ou seja na posição intermediária e ligue o transmissor.

Ajuste o ferrite da bobina L4 com uma chave não metálica até que a tela da TV fique branca, ajuste  L4 para a imagem o “mais branco” possível.

Conecte o vídeo e o áudio a partir de uma fonte AV nos conectores J1 e J2 respectivamente.

Você deve ver uma imagem na tela da TV, reajuste L4 para a melhor imagem possível. Se a imagem não aparecer verifique se a placa tem alguma solda fria ou quaisquer conexões ruins.

Ajuste R3 para o melhor brilho da imagem e R7 para a melhor imagem de maneira geral.

Ajuste T1 com uma ferramenta não metálica para a melhor qualidade de som.

Enfim, o circuito é simples e espero ter ajudado aos amigos.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]