Home » Circuitos » Controlador de Velocidade da Ventoinha usando LM317

Controlador de Velocidade da Ventoinha usando LM317

Sabe aqueles circuitos que você olha e diz “Como eu não pensei nisso antes??”. Poie é, este circuito que vou apresentar neste artigo é um deles, um circuito simples, eficiente e de baixíssimo custo.  Tudo começou quando eu precisei de um circuito para acionar uma ventoinha  par refrigerar uma placa de dissipadora.

Fiz diversos circuitos de controle de ventoinha por temperatura, usei o famoso 1N4148, Diodo de comutação de alta velocidade, no circuito de sensor de temperatura simples, mas não consegui acertar a temperatura certa para armar a ventoinha.

Controlador de Velocidade da Ventoinha

Originalmente este circuito foi desenvolvido pelo autor para ser usado em um PC. O projeto é para fazer  ventoinha funcionar somente quando necessário e não constantemente como acontece em muitos computadores, o que na realidade não ser necessário.

Um circuito simples controlador pode regular a velocidade da ventoinha de acordo com a demanda, ou seja quanto mais calor o sensor detectar, mais rápido a ventoinha vai rodar.

Isso não só vai economiza energia, mas também vai reduzir o ruído do ventilador e seu desgaste. Apenas três componentes são necessários para permitir que a velocidade do ventilador seja controlada de acordo com a necessidade de refrigeração.

Controlador de Velocidade do Ventoinha usando LM317

O coração de nosso circuito é o famoso circuito integrado regulador de tensão variável, o LM317.  0 regulador de tensão ajustável com mais duas resistências formam um divisor de tensão, e é assim que o nosso circuito tem seu principio de funcionamento.

Neste divisor de tensão, um dos resistores é um termistor NTC  (Negative Temperature Coefficient) um resistor sensível à temperatura, que diminui a resistência com o aumento da temperatura.

O outro é um resistor é normal, mas podemos substituir por um trimpot para ajustar a temperatura da ventoinha. O termistor NTC deve ser colocado junto a superfície que se quer manter resfriada junto  ventoinha.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]