Home » Circuitos » Controle automático de Carregador da Bateria

Controle automático de Carregador da Bateria

Muitas vezes temos que manter um carregador de bateria ligado por longos períodos de tempo, mas alguns desses carregadores tem um consumo extremamente alto, mesmo em repouso. Um circuito de controle de carregador de bateria que ligasse o carregador automaticamente seria ideal para essa função.

Controle automático de Carregador da Bateria
Controle automático de Carregador da Bateria

Isso é o que faz este circuito eletrônico, sua função principal é ligar um outro circuito (por exemplo o carregador de baterias) toda vez que a tensão estiver em um determinado valor.

Controle automático de Carregador da Bateria

O circuito utiliza a própria tensão da bateria para funcionar, e o seu funcionamento é simples, um circuito integrado TL081 que é um circuito operacional trabalha como comparador de tensão, uma entrada ecebe a tensão da bateria, e outra entrada recebe a tenção de referencia, estabilizada pelo zener 6v2 e ajustada pelo Trimpot de 100k Ohns (set point).

O circuito integrado TL081 pode ser substituído por outro amplificador operacional como o 4558, TL072, LM358, TLC2262, LM741, TL071,  LF351, entre outros. Eu aconselho o 741.

Quando a tensão da bateria está abaixo do valor ajustado no set point, o relé é acionado, ai então o carregador é alimentado pela rede elétrica de 110 ou 220 Volts AC. Já quando a tensão da bateria sobe e chega ao limite superior o circuito desliga o relé e a tensão é cortada, basicamente esse é um circuito flutuador.

Este circuito eletrônico é muito útil e modificações podem ser feitas para ser usado em outros projetos, um deles é por exemplo dar partida em um gerador e desligar sistemas para poupar a bateria quando sua carga está no limite baixo.

Um cuidado com o projeto deste circuito eletrônico é com os contatos do relé, eles  devem suportar a corrente do circuito que vai ser acionado.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]