Home » Circuitos » Controle para Carga Resistiva

Controle para Carga Resistiva

Este controlador para cargas resistivas é indicado para o controle de cargas com potência de até 5 K Watts. Segundo o autor esse controlador de carga funciona perfeitamente e foi usado para controlar um sistema de aquecimento de água. Uma carga resistiva é  uma carga que gera calor com a aplicação de tensão. Ou seja, a  carga resistiva converte a corrente em formas de energia, como calor, por exemplo,  no chuveiro elétrico,  lâmpada incandescente, forno elétrico, ferro de passar roupa, alguns motores, etc.

As Cargas Resistivas

A carga resistiva é isenta de  indutância e, como tal, não há diferença entre a potência em watts necessários para iniciar e executá-lo, a carga é mais ou menos a mesma  ao iniciar e durante o tempo que está em funcionamento.

 

como ler cor de resistor

O circuito de nosso controlador tem dois osciladores multivibradores, um opera fixo com uma frequência bem acima da utilizada na rede elétrica, esse multivibrador é formado por dois transistores BC337. O outro multivibrador tem uma frequência variável, abaixo da frequência da rede elétrica,  esse controle é feito pelo potenciômetro de 47 k Ohms e ele também é formado por dois transistores BC337.

Controlador para cargas resistivas

O numero de ciclos que vai para a carga é feita pelo oscilador multivibrador fixo, o oscilador multivibrador variável faz os disparos dos SCRs  com elevado ângulo de condução. Utilizando esse processo é possível um maior controle de potência pelo SCR.

controle para cargas resistivas

Lista de componentes do controlador de carga

SCR1 = 2N5061
SCR2 e SCR3 = 2N3898
T2 = Ver texto abaixo

O transformador T2 é um transformador de pulso que consiste em 100 voltas trifilar de fio de cobre esmaltado de 30 AWG em um núcleo de 0,25 cm². BY123 é uma ponte retificadora de silício de 800 Volts por 700 miliamperes , ela pode ser substituída por uma ponte de diodos retificadores 1n4007.

Fonte: Leonardo Pace – Revista Nova Eletrônica  94

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]