Home » Circuitos » Conversor CC/CC para tomadas USB

Conversor CC/CC para tomadas USB

Este é um conversor de tensão, barato e de rápida construção, ele nada mais é que um conversor de CC/CC (corrente continua para corrente continua) , seu uso é para tomadas USB ou qualquer outro aparelho que precise de uma tensão de estabilizada 5 Volts e uma corrente máxima de 2 amperes.

Com este conversor de energia, você insere uma tensão de 6 Volts a 24 Volts e tem uma saída regulada de 5 Volts por 2 Amperes. Ou seja, você pode usar como alimentação uma bateria de carro ou moto, ou o próprio acendedor de cigarros de seu veiculo, e terá uma saída para carregar seu telefone celular, câmera, etc.

Conversor CC/CC para tomadas USB

O circuito é bem simples, e talvez você já o tenha visto em algum projeto aqui no site, o circuito  usa apenas cinco componentes, um circuito integrado regulador de tensão positivo 7805, um transistor TIP42, um resistor de 5 Ohms e dois capacitores de disco ou poliéster, um de .33  e outro de  .1 ou seja 330 e 100 nF.

Os capacitores são filtros e acompanham o regulador de tensão 7805. Este conversor funciona perfeitamente, desde que se respeite um numero de aparelhos a ele conectado. O próprio criador do projeto diz que ele é ideal para uma pequena  hub USB que não possua grandes dispositivos conectados.

Conversor CC CC para tomadas USB
Conversor CC CC para tomadas USB

Acima o esquema eletrônico e a placa de circuito integrado do conversor, mas como o circuito é compacto, pode-se construir o circuito sem placa de circuito impresso, ou seja, utilizando outras maneiras de construção.

Se você precisa de mais corrente, você precisará modificar o circuito, acrescentando um dissipador de calor maior e até um transistor mais potente. O regulador de tensão pode ser mantido já que ele apenas faz o trabalho de regular a tensão na base do transistor e apenas uma pequena corrente passa por ele, não necessitando nem a colocação de um dissipador no 7805.

Segundo o criador do projeto, pode ser usado qualquer circuito integrado regulador da linha 78xx,   5, 6, 8 ou 9 Volts a partir de uma fonte de 12Volts.

O TIP42 foi deixado com espaçamento suficiente em torno dele para se ajustar o dissipador de calor de pequeno porte. O resistor R1 foi calculado para manter a corrente máxima através do TIP42, ou seja, uns 2 Amperes.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta