Home » Circuitos » Conversor CC/CC de 1.5 Volts para 5 Volts

Conversor CC/CC de 1.5 Volts para 5 Volts

Muitos pequenos circuitos eletrônicos não necessitam de muita corrente para seu funcionamento, levando em conta que as pilhas de 1.2 Volts ou de 1.5 Volts estão com capacidade de ampere cada vez maior , uma solução é o coversor dc/dc ou Conversor CC/CC.

Os conversores CC/CC atuais são em sua grande maioria de estado sólido, não usam transformadores e nem osciladores, ele são formados por apenas um circuito integrado, como o LT1073 que veremos em nosso projeto a seguir.

LT1073  o Conversor CC/CC variável ou fixo

O LT1073 é um conversor CC/CC de baixa potencia porém muito versátil. Ele requer apenas três componentes externos para entregar a uma saída fixa de 5 Volts ou 12 Volts.  Isso tendo uma tensão mínima de apenas 1 Volt.

Com apenas esta especificação eletrônica já faz do circuito integrado LT1073 aplicável em projetos em  fontes de alimentação primária que seja usada apenas uma única célula de bateria ou pilha. O circuito mostrado abaixo pode fornecer 5Volts por 40 mA  a partir de uma entrada de 1Volt.

coversor cc-cc

 

O conversor LT 1073 tem como características a operação de entrada de tensão de  1 Volt a 30 Volts, um consumo de apenas 95μA, detector de bateria descarregada e limitador de corrente ajustável.

As aplicações deste conversor são em câmeras, telefones celulares, pequenos dispositivos eletrônicos, baterias de emergência, notebooks, etc.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]