Home » Circuitos » Inversor de Tensão DC / AC 12v para 110 – 220 V Simples e Potênte

Inversor de Tensão DC / AC 12v para 110 – 220 V Simples e Potênte

O circuito eletrônico  descrito aqui é de um inversor de tensão 12 Volts CC para 110 ou 220 Volts CA. Ele é capaz de gerar um tensão CA (AC) de 50 ou 60 Hz com uma onda quadrada, podendo alimentar grande maioria dos equipamento eletrônicos de uma casa.

Equipamento com alguns tipos de motores não iram funcionar bem com este inversor de tensão, podendo até ser danificado, então use-o apenas em equipamentos que não precisem de corrente alternada, ou que não tenham tanta sensibilidade ao tipo de onda.

Em breve irei fazer um artigo mais profundo para iniciantes de eletrônica, pois existe muitas dúvidas sobre inversores de tensão, aguardem.

Inversor de Tensão

Este circuito é muito simples, usa menos de 12 componente para construir um inversor de tensão DC para AC.

Conversor DC / AC 12v para 220v Simples e Potente

 

O princípio deste circuito é gerar uma frequência entre 50 e 60Hz pelo através do circuito integrado CD 4074, este sinal que sai dos pinos 10 e 11, que estão em fases opostas de 180º, estes pulsos de 50 Hertz são levados para os transistores MOSFET IRFZ 44 que amplificam estes pulsos dando-lhes mais corrente, depois de amplificado o pulso ele é levado ao transformador gerando alta tensão no secundário de 220Volts ou 110 Volts CA dependendo do transformador usado.

onda de saída do inversor é quadrada e é melhorado quase chegando a uma onda “modificada” com filtro C3 de 220nF, na minha opinião a saída é de uma onda quadrada ceifada, bem longe de ser uma onda senoidal.

O circuito integrado usado. o CD4047 é um circuito integrado TTL que opera tanto no modo monoestável quanto no modo astavel. Abaixo a pinagem do CD4047.

pinagem do 4047

Os componentes do oscilador do CD4047, R1/C1, são,  um capacitor (entre os pinos 1 e 3) e um resistor  (entre os pinos 2 e 3), eles vão determinar a largura de pulso de saída no modo monoestável, e a frequência de saída no modo astável.

pinagem do 4047

Para aumentar a corrente de saída (potência) deve ser usada uma bateria de alta corrente, mais transistores MOSFETS em paralelos e um transformador compativel. Por exemplo, para obter a saída 240W a bateria utilizada é de no minimo 20A.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]