Home » Componentes » Conversor de Tensão DC/DC de 1.5 Volt para 3 Volts

Conversor de Tensão DC/DC de 1.5 Volt para 3 Volts

Quando temos que aumentar ou diminuir uma tensão de corrente continua usamos um circuito chamado de conversor DC/DC ( conversor CC/CC ) ou seja um circuito que converte uma tensão de corrente continua X em uma tensão de corrente continua Y.

É claro que para reduzir a tensão é fácil, podemos usar um circuito integrado regulador de tensão fixo  como os 78xx ou os famosos reguladores variáveis LM317, mas também pode ser usados circuitos com transistores e diodo zener.

Mas a situação complica quando temos que aumentar a tensão, para aumentar a tensão a corrente diminui, sem contar que o circuito se torna um tanto mais complexo.

Conversor DC/DC

Conversor DC-DC de 1.5V para 3V

O esquema deste  conversor DC é simples, ele gera uma tensão de 3 Volts  a partir de uma  alimentação de 1,5 Volt , que pode ser uma unica pilha AA. Podemos conseguir bons resultados modificando um multivibrador usando dois transistores como no circuito acima.

A freqüência de oscilação do multivibrador é de aproximadamente 130 kHz, a frequência não é tão crítica, o valor da indutância de L1, que é uma bobina, pode ser calculada experimentalmente, também não é um componente crítico.

Já o VD1 é um díodo Schottky, ele pode ser substituído por quaisquer outro de características semelhantes. Para a estabilização da tensão de saída pode ser colocado um diodo zener de 3Volts  (3.3Volts) na saída em paralelo com C2.

Este esquema pode ser utilizado para alimentar um dispositivo LED de energia, um microcontrolador, arduino, etc.. Desde que sua corrente de consumo seja compatível com o conversor DC.

Lista de Componentes do Conversor DC/DC

R1, R3 Resistor de 1K Ohm x 1/4 Watt
R2 Resistor de 2K2 Ohm x 1/4 Watt
C1 Capacitor de disco 470pF
C2 Capacitor eletrolítico 100uF /15 Volts
C3 Capacitor eletrolítico 1000uF  /15 Volts
L1  Bobina 470 uH
VD1 Diodo Schottky 15MQ040 ou equivalente
VT1, VT2 transistor BC547 ou equivalente

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]