Home » Circuitos » Conversor DRM SDR para Radio Ondas Curtas

Conversor DRM SDR para Radio Ondas Curtas

DRM é a sigla de Radio Digital Mondiale, DRM (Radio Digital Mundial) é um padrão de rádio digital que foi projetado por empresas de radiodifusão, com o apoio e participação dos fabricantes de transmissores e receptores e outros especialistas da área. Ele foi projetado especificamente como um substituto digital de alta qualidade para a radiodifusão analógica atual nas faixas de AM e FM.

Já o SDR é a sigla de  Software Defined Radio (Radio definido por Software), projetado para as comunidades, governo, rádio amador comercial e ouvinte de ondas curtas, o software fornece uma interface poderosa para decodificação, demodulação e filtragem de sinais de rádio de maneira digital.

Neste artigo vamos mostrar um conversor caseiro, que é uma interface muito sensível que permite que você receba rádios DRM e usar SDR com um receptor de ondas curtas comum e um computador ou notebook.

Conversor DRM SDR

Conversor DRM SDR para Radio Ondas
Conversor DRM SDR

O circuito é bem simples e pode ser adaptado a qualquer rádio comercial que tenha a FI (frequência intermediaria) de 455Khz. O circuito é bem estável, de baixo nível de ruído, sensível, baixo consumo de energia (13 mA) e é baseado no circuito integrado SA602 que é um misturador/oscilador de RF, substitutos com o NE602, NE612, SA612 e outros substitutos podem ser usados.

Lista de componentes do conversor DRM/SDR

IC1 = NE602
IC2 = 78L06
Q1 = BC109, BC107
C1, C4 = 2.2uF / 25v
C2, C3 = 100nF
C5 = 470pF
C6 = 100nF (poliéster)
C7 = 68nF (poliéster)
C8 = 100nF
C9 = 1nF
C10 = 820pF
C11 = 100pF trimmer
C12 = 220pF
C13 = 1N5 (poli)
C14 = 220nF (poliéster)
C15 = 2N2 (mylar, poli)
C16 = 220nF (poli)
C17 = 120pF
Cf = 465B (ZTB465 kHz, ou 470kHz)  filtro de cerâmica
R1 * = 10k
R2 = 1K8
R3 = 10k
R4 = 1k
R5 = 100k
R6 = 2K2
P * = 2K5

Ajustando o conversor DRM/SDR

O componente mais crítico é o cristal Ressonador cerâmico Cf que é um  filtro de cerâmico simples de 3 pinos ou 2  pinos na frequência de 465 kHz ou 470 kHz. Este filtro de cristal pode ser encontrado em telefones sem fio antigos ou mesmo em rádios transistores AM/FM,  etc.

Se o resultado da mistura não chegar aos 12 kHz, que é a frequência necessária para se obter a perfeita conexão entre o rádio e o PC, você vai precisar adicionar um capacitor em série com o o cristal cerâmico Cf,  este capacitor deve ser de disco com um valor entre 100pF e 300pF, você também pode usar um trimmer para facilitar o ajuste (como visto no esquema) . R3 ajusta uma  melhor relação sinal/ruído, portanto, define o máximo de saída do conversor.

455 kHz = FI do rádio

467 kHz = Oscilador do conversor DRM SDR

467-455 = 12kHz

O resultado na saída é de 12kHz

A tensão do conversor Vcc pode ser aproveitado a partir do próprio rádio, se ele é de 6 Volts você pode retirar o circuito integrado regulador IC2, mas qualquer tensão entre 8 até 18 volts pode alimentar o circuito do conversor já que ele usa um regulador 78L06.

 Conversor SDR para rádios de ondas curtas comum

A grande vantagem deste circuito conversor é a utilização do rádio definidos por software ou SDR,  esse sistema tem um número grande de aplicativos, com isso pode transformar um simples rádio de ondas curtas de AM em um poderoso rádio escuta, pois ele demodula SSB , AM, FM, entre outros modos de transmissão, além da função DSP.

DSP é a sigla em inglês de Processamento de Sinal Digital, você pode manipular sinais depois de terem sido convertidos de analógicos em formato digital. Operações analógicas normais de filtragem, mistura, e detecção de sinal, todos têm seus paralelos no mundo do DSP. O custo de processamento digital complexo é muito baixo, DSP é EM muitas vezes A melhor maneira de construir sistemas de comunicações de alta performance e baixo custo.

Funcionamento do conversor

Se tudo estiver certo, ligue a saida do circuito a entrada auxiliar ou de microfone de seu computador. Instale um software DRM ou SDR para começar a testar,  Tente sintonizar uma rádio, (veja a lista de rádios que transmitem em DRM) no caso do DRM, logo que encontrar o áudio ele deve começar a tocar nos alto-falantes do computador. No caso do SDR é mais simples, pois ele decodifica qualquer tipo de transmissão de rádio, bastando você sintonizar um sinal qualquer e começar a ouvir usando o tipo de demodulação adequada para a escuta do áudio.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]