Home » Componentes » DBM – Misturador Duplo Balanceado – Double Balanced Mixer

DBM – Misturador Duplo Balanceado – Double Balanced Mixer

O double balanced diode mixer, double Balanced Mixer ou simplesmente DBM é um misturador duplo balanceado. Ele tem a função básica de misturar dois sinais, somando ou subtraindo de acordo com a configuração do circuito.

O DBM é um circuito muito usado em sistemas de comunicação (transmissão e recepção) e processamento de sinais. Ele é bem simples e pode ser construído com componentes básicos ou comprado pronto.

Misturador de RF

Existem dois tipos principais  de misturadores de RF, o misturador passivo e o misturador ativo. Misturadores passivos são feitos utilizando dispositivos como transformadores e diodos. Já os misturadores ativos, são feitos com transistores.

O DBM – Double Balanced Mixer – Duplo Misturador Balanceado

Além de misturar sinais de RF ele serve de moduladores para dupla banda lateral ( Double Sideband – DSB ),  demodulador, limitador, detector de fase, e duplicador de frequência, entre outras centenas de funções. Mas realmente a sua função principal é a de mixer de RF.

DBM-MCL

O mais comum e simples dos Misturadores Balanceados Duplo  é um circuito constituído basicamente de dois transformadores ligados a uma ponte de diodos (4 diodos). De maneira que normalmente são 6 terminais, ou seja 3 pares, 1 par desbalanceado LO (oscilador local), 1 par  desbalanceado RF (frequência de rádio) e um par balanceado IF (FI frequência intermediaria).

RF (radiofrequencia): Esta porta no mixer está ligado ao sinal de entrada que é ter sua frequência convertida.
LO : Oscilador local ou de entrada LO: Esta porta leva no sinal de oscilador local interno que é utilizado para converter o sinal de RF para a nova frequência.
IF (frequencia intermediaria ): A terceira porta do misturador balanceada dupla é normalmente referido como o IF ou saída de frequência intermédia. O sinal na saída de um misturador de RF ideal deve conter apenas os produtos da mistura de sinais, ou seja, a soma e diferença de frequências dos dois sinais de entrada.

Mixer de RF – DBM – Duplo Misturador Balanceado

O misturador duplo balanceado é de muito simples funcionamento e construção,  o símbolo na eletrônica é visto abaixo.

simbolo do mixer DBM

A  função do misturador duplo balanceado é mudar a frequência de um sinal preservando todas as outras características (tais como fase e amplitude) do sinal de entrada.

Das três portas do misturador, duas são de entrada (F1 e F2) e uma de saída que vai ser a soma ou a diferença de frequência entre F1 e F2.

 

dbm

No exemplo 1 abaixo temos f1 em IF (FI ) e f2 em OL e o resultado é a subtração de OL+IF=RF.

DBM-3

 

Já neste segundo, o exemplo 2 abaixo temos f1 em RF e f2 em OL e o resultado é a subtração de OL-RF=IF.

DBM-2

 

 

Abaixo um circuito eletrônico de um DBM ( Duplo Misturador Balanceado ) , é bem simples, são dois transfonadores trifilares e uma ponte de diodos.

Circuito do DBM

 

.

Duplo Misturador Balanceado Comercial

SBL-1

Existem centenas de DBMs passivos no mercado, mas o mais famoso é o SBL-1 que é fabricado pela Mini Circuits. Ele é um misturador de RF tradicional como falamos acima, usa diodos e transformadores, sua frequência de operação é de 1Mhz até 500Mhz e sua perda na conversão é de 5.6dB.

Abaixo o DBM Mixer de RF SBL-1

DBM comercial

dbm

SBL-1Datasheet ver mais

Duplo Misturador balanceado eletrônico (DBM Ativo)

NE602

Esta linha,originariamente fabricada pela Philips, é a mais famosa dos circuitos integrados duplo misturador balanceado, NE612,  SA612, NE602, SA602, etc.

ne602 Duplo Misturador balanceado

O NE602 é um  misturador duplo balanceado de baixa potência,monolítico com amplificador de entrada, oscilador, e regulador de tensão interno,  usado para frequências até 500Mhz.

O NE602 está se tornando obsoleto, mas a versão mais atual, deste duplo misturador balanceado é o SA612 ou NE612, entre outras versões de fabricantes diferentes da versão 612. Datasheet ver mais

LT5560

LT5560 mix de rf

A Linear Technology tem o circuito integrado LT5560 , que é um CI misturador ativo de banda larga de baixo consumo de energia e alto desempenho. A sua faixa de operação é entre 1KHz para 4GHz, uma grande faixa, ideal para quase todas as aplicações. Datasheet ver mais

MAX2680

A linha da  Maxim Integrated Products, os circuitos integrados MAX2680, MAX2681 e MAX2682 são misturadores de RF de baixo ruído desenvolvidos para funcionamento em baixa tensão e bem adequado para uso em equipamentos de comunicação portátil de pequenas dimensões.

MAX2680 DBM

Estes misturadores  MAX operaram com frequências de entrada RF entre 400 MHz e 2.500 MHz, e d IF freqüências de saída entre 10 e 500 MHz. Datasheet ver mais

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]