Home » Circuitos » Detector de metal BFO

Detector de metal BFO

Ultimamente tenho recebido vários pedidos de esquemas de detectores de metal, postei recentemente o Circuito de Detector de Metal Simples e Potênte mas mesmo assim reclamam, geralmente as pessoas pedem esquemas simples, mas simples que o simples, já que não tem muita afinidade com eletrônica.

Tenham em mente que quanto mais simples o circuito menos ele vai exercer sua função, isso no caso de detectores de metal. Mesmo assim postarei aqui um detector de metal BFO , sigla de oscilador de freqüência de batimento, o mais simples e ineficiente detector de metal, mas ideal para quem quer o simples.

Detector de metal BFO

Este circuito de detector de metal consiste de dois osciladores, ambos trabalhando em cerca de 465 kHz, um usa um transformador e o outro usa um indutor que é a bobina de busca LI.

circuito de detector de metal bfo

Os osciladores são acoplados através de um capacitor de 10 pF, como falei o circuitos do detector de metais, é de um BFO (oscilador de freqüência de batimento), um tom de batimento é produzido se os dois osciladores estão trabalhando em conjunto, ou seja quando é detectado pelo diodo e enviado ao amplificador de áudio.

O oscilador da bobina é afinada por um capacitor variável de 10 a 365 pf variável, já a bobina de pesquisa é feita com 22 voltas de fio entre 24 e 36 AWG esmaltado com derivação no centro. O fio deve ser enrolado sobre uma forma de cerca de 6 “χ 6”  como na imagem acima e os fones devem ser de alta impedância.

 bobina de FI de radio

Tanto o transformador quanto a bobina são feitos de transformadores de frequência intermediaria de rádios AM.

[Detector de metal BFO]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]