Home » Circuitos » Detector de Metais Sensível e Simples

Detector de Metais Sensível e Simples

Embora bem simples, este detector de metais tem um bom desempenho, ele é baseado no sistema de indução de pulso (PI), mas utilizando duas bobinas, este tipo de detector de metais normalmente utiliza apenas uma bobina. O projeto eletrônico é baseado no circuito integrado 555,  um circuito integrado muito comum e de preço bem acessível.

pinagem ci 555

Detector de Metais Sensível e Simples

Como comentei o circuito é baseado em dois circuitos integrados NE555, um na transmissão (Tx) e outro na recepção (RX), de modo que o circuito é dividido em duas partes, o divisor é a bobina.

No TX  o circuito integrado é usado com  um gerador de onda quadrada, os componentes R1, R2, C1 são escolhidos de modo que a frequência de saída é de cerca de 700 Hz, estes pulsos são enviados para a bobina de transmissão através do resistor limitador de corrente R3.

bobina detector

Ambas as bobinas estão dispostas de tal maneira que elas formam um conjunto com uma pequena sobreposição (foto acima).

O sinal proveniente da bobina de recepção é enviada para um transistor para que seja amplificada, e sua saída vai direto para o circuito integrado NE555.

O transistor VT1 que é um KT3102EM pode ser substituído por qualquer outro transistor bipolar de ganho semelhante como o BC239C.

Com quatro resistores, R5,R6,R7 e R8 é formado  um divisor de tensão, os resistores variáveis (trimpots e o  potenciômetro) são utilizadas para ajustar o detector de metais.

O trimpot R6 é ajustado após a colocação das bobinas para um melhor ajuste da bobina de recepção, já R7 e R8 são usados para ajuste grosso e ajuste fino.

Detector de Metal Sensível e Simples

O sinal de áudio é criado por  um piezo BA1 e não por um alto falante, acima o esquema do detector de metais. Outro itém que se deve ressaltar é usar fio coaxial blindado e individuais para evitar interferências, as duas bobinas do detector, RX e TX são idênticas.

Construção das bobinas do detector de Metais

Para a bobina do detector use fio de cobre esmaltado com um diâmetro de 0,3 mm, no  máximo de 0,7 mm, ver tabela AWG., já o diâmetro da bobina  ideal é de cerca de 15 a 16 cm, são 25 voltas completas.

Mas o número de voltas pode variar de acordo com o diâmetro da bobina e da grossura do fio podendo chegar a cerca de 50 voltas. A bobina depois de pronta deve receber fita isolante para fixar os fios,  posteriormente moldada para que fique como um “D”,  dai o nome dessa bobina de detector de metais, DD.

Como base para a bobina o idealizador do projeto usou papelão, mas outras formas de fixação podem ser usadas, como resina de poliéster.

Lista de componentes do detector de Metal

DD1, DD2 – CI NE555
VT1 – transistor KT3102EM, BC239C ou equivalente
R1 resistência 1k Ohm
R2 resistência 100k Ohm
R3 resistência 470 a 680 Ohm
R4 resistência 2-2,2 MW
R5 resistência 10k Ohm
R6 trimpot 100k Ohm
R7 Potenciômetro 500 k Ohm
R8 Potenciômetro 20 k Ohm
C1 capacitor 0,01 uF
C2 capacitor 0,0027 uF
C3 capacitor eletrolítico 100 uF x 25 Volts
C4 capacitor eletrolítico 100 a 470 uF x 25 Volts
BA1 piezo
SA1 interruptor

Para o ajuste do detector de metais use os resistores variáveis, deixe R6 com cerca de 90 Ohm, e os resistores R7 e R8 a meio curso.  A posição entre as duas bobinas também são criticas  para uma melhor sensibilidade, faça testes.

Com  R7 e R8  definidos para a posição central, o trimpot R6 deve ser ajustado até chegar a um som de pequenos estalos e dai ser ajustado até chegar ao limite do silêncio e chiado. Agora para usar o detector de metais só se precisa ajustar  R7 e R8.

Você pode fazer testes usando uma blindagem de campos eletromagnéticos externos ( “gaiola de Faraday”), você só precisa enrolar uma longa fita de papel alumínio aterrada na bobina, não completamente em toda a bobina,  mantenha uma distância de cerca de 1 a 2 cm no lugar onde os fios saem.

O detector de metais detectou uma moeda com um diâmetro de 2,5 cm, que estava enterrado no solo a uma profundidade de 25 cm, e  a bobina está a uma distância de 5 cm do solo.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]