Home » Circuitos » Detector de Movimento Usando Eletrostática

Detector de Movimento Usando Eletrostática

Mais um dos circuitos da sessão ideias bizarras que funcionam, sim este circuito se enquadra nesta categoria, basta olhar o seu esquema eletrônico, um tanto estranho, mas funcional.

Este circuito simples e caseiro tem a função de detectar movimentos de pessoas em um raio de 50cm a no máximo 1 metro.

Ele funciona pelo princípio da eletrostática. A eletricidade estática é um desequilíbrio de cargas elétricas no interior ou sobre a superfície de um material.

Detector de Movimento por Eletrostática

Detector de Movimento Usando Eletrostática

Atenção! O projeto do detector de movimento usando a eletrostática tem uma antena que é um pequeno pedaço de fio, o seu comprimento é dimensionado para à sensibilidade necessária, nunca a toque com as mãos ou aproxime de objetos eletricamente carregados.

As cargas eletrostáticas estão em quase tudo, como em objetos condutores ou em nós mesmos , estão ,  se passarmos perto da antena com certeza seremos detectados.

O LED do circuito vai acender quando um objeto carregado eletricamente, uma pessoa ou a sua mão se aproximar da antena e apaga quando se afasta.

Este é um projeto básico, modificações podem ser feitas, como acrescentar um capacitor eletrolítico para manter o LED aceso por mais tempo, um transistor drive para acionar um relé, etc.

Você também pode adicionar ou remover transistores, adicionando um transistor aumentará a sensibilidade, já a retirada de um transistor reduz a sensibilidade. Não esqueça, se a sensibilidade estiver muito alta , o LED ficará aceso direto, então retire um transistor para diminuir o ganho.

BC547
Transistor BC547

O resistor R1 deve ser cálculada para LEDs comuns, e o calculo é  (V – 2) x 100, ou seja a tensão de alimentação menos 2, multiplicado por 100, o valor é em ohms.  Os transistores são todos BC548 ou BC547, mas equivalentes podem ser usados sem problema.

A tensão da fonte de alimentação do detector de movimento eletrostático pode ser de  5 Volts a 24 Volts corrente continua.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]