Home » Circuitos » Detector de Metal Super Simples

Detector de Metal Super Simples

Este é um detector de metal bem simples, ideal para pequenos experimentos e também para o aprendizado sobre o funcionamento dos detectores de metal. Este circuito é baseado no circuito integrado amplificador operacional quadruplo TL074 e apesar da simplicidade o circuito funciona perfeitamente.

O circuito eletrônico é tão simples que não precisa nem de uma placa de circuito impresso, o circuito pode ser feito ligando os componentes diretamente nos pinos do circuito integrado. Os outros 3 componentes passivos do projeto são duas bobinas e um capacitor variável.

Detector de Metal super simples

Detector de Metal Super Simples

Este detector de metal é ideal para ser montado por iniciantes. O funcionamento é simples, quando a bobina é movida sob o solo, qualquer alteração causada pela mudança da capacitância do solo ou seja, quando a capacitância muda, ela  “puxa” a freqüência do oscilador e esta mudança na indutância faz com que um ruido apareça no auto-falante do detector de metal.

Este efeito de capacitância pode ser conseguido usando um escudo Faraday em torno da bobina.

Ela consiste em embrulhar papel alumínio em torno da bobina, mas separado em um ponto, de modo que não faz uma curva em curto na bobina. Este escudo é então ligado à linha de alimentação comum (0V) do circuito.

A bobina deve ter 70 voltas de fio de cobre esmaltado em um diâmetro de 12 Cm, o autor só não descreveu se é para uma ou as duas bobinas e o diâmetro da bitola do fio.

Não espere muita coisa deste circuito, a sua simplicidade é equivalente ao seu rendimento, mas é uma boa montagem para principiantes.

Fonte: Eletrônica Austrália Internacional março 1980 via

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]