Home » Circuitos » Detector de Radiação Eletromagnética de Telefones Celulares

Detector de Radiação Eletromagnética de Telefones Celulares

Aqui vamos mostrar um detector de radiação eletromagnética bem simples de fazer, e que é capaz de detectar sinais de frequências altas como as do telefone celular. Sempre fui um entusiasta do RF e sei de seus malefícios a saúde, apesar de ter muita controvérsia no meio eletrônico, é impossível negar que a radiação eletromagnética não tenha efeitos sobre o corpo humano.

 

O Telefone Celular pode ser perigoso

Essa declaração é um fato histórico, pois é a primeira vez que um órgão mundial de saúde admite publicamente que o uso de telefones celulares podem causar tumores malignos no cérebro. Existe uma briga que envolve bilhões de dólares sobre os efeitos do uso continuo do telefone celular, de um lado as grandes empresas como a Motorola, Sony, Google, LG, Aplle entre outras, e do outro lado médicos e órgãos de saúde de todo o mundo. informações de Cell Phones and Cancer Risk – via

Um Simples detector de ondas de rádio

 

O circuito Detector de Radiação Eletromagnética de Telefones Celulares

Detector de Radiação Eletromagnética de Telefones Celulares
Detector de Radiação Eletromagnética de Telefones Celulares

Aqui no Brasil atualmente os celulares funcionam com o sistema de transmissão GSM  que é a sigla de “Sistema Global de Comunicação Móvel ” . O GSM tem 4 faixas de frequências, que são:  850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz. Dai aquele papo de Dualband, triband e quadriband, ou seja em quantas bandas o celular opera.

Os  telefones celulares modernos sempre estão se comunicando com as estações rádio-base locais ( antenas ou  ERBs), essa comunicação é através de pulsos digitais que transmite através de ondas de rádio como um sinal de código Morse extremamente rápido.

O circuito descrito neste artigo é um dispositivo de fabricação caseira,  baixo custo, de muito  simples construção,  que converte a energia de ondas de rádio  (ondas eletromagnéticas ) de um  telefone celular em eletricidade capaz de acender um simples LED. Essa técnica é bem difundida entre os técnicos na área de telecomunicação para detectar sinais de RF em bobinas e é o principio de funcionamento do transmissor de energia.

O circuito é composto de 3 elementos conectados, todos em série , um LED  ( comum ou de alto brilho),  um diodo de germânio e uma antena loop ou quadro. Eles precisam estar conectados corretamente, todos estes componentes são baratos e prontamente disponíveis nas sucatas de sua casa.

O circuito pode ser feita a partir de um pedaço de fio de cobre que vai servir de antena loop, mas também pode ser feito em uma placa de circuito impresso. Uma dica é que esse detector também pode ser feito componentes SMD.

A montagem é muito simples, basta soldar o diodo de germânio e o  LED na antena loop e pronto, sempre respeitando a polaridade ânodo e catodo do diodo e LED como está descrita no esquema. O circuito funciona assim, o LED e o diodo de germânio permitem que a corrente passe na mesma direção,  isso significa que o LED e diodo de germânio são unidos no cátodo de um e o ânodo do outro.

Quando uma onda de rádio atravessa um objeto de metal os campos EM fazer com que os elétrons carregados no metal oscilem e isso faz com que pequenas correntes AC na mesma freqüência  sejam geradas.

Se um telefone celular aproxima-se  do circuito Detector de Radiação Eletromagnética e uma chamada ou um SMS é feito,  as ondas de rádio emitidas a partir do telefone celular atravessam a antena loop. Isso induz uma tensão na antena  e se estiver perto, isso vai ser o  suficiente para acender o LED.

O tamanho da antena loop influencia no ganho do circuito, por isso a antena tem o  comprimento de uma onda, que para essa frequência não é tão grande, mas faz com que exista uma boa transmissão de energia entre o telefone celular e o  LED.

O celular sempre emite um sinal (pulso digital) que faz o  teste automaticamente da rede e ajusta a sua potência de transmissão para maximizar a vida da bateria e minimizar a interferência . Como resultado, a luminosidade do LED irá depender dos dados a serem enviados, a intensidade do sinal local e a proximidade do circuito do telefone celular.

Lista de componentes do  Detector de Radiação Eletromagnética

D1 – Diodo Detector de germânio 1N60, AO91, 1N34A etc
L1 – LED comum
ANT1 – Antena loop ( ou antena quadro ) de onda completa para a frequência de 1 Ghz (ver texto abaixo)

 Construindo a Antena do  Detector de Radiação Eletromagnética de Telefones Celulares

Usando a Calculadora online de Antena Plano terra  podemos fazer o cálculo tendo como base a frequência de 1Ghz e o resultado é 71.3mm, que vai ser multiplicado por 4 para ter a onda completa que é 285,2mm ou 28,5cm.

Usamos a base de frequência de 1Ghz por ser uma frequência intermediaria as frequências padrão GSM, mas nada impede de você usar a frequência exata, caso você tenha certeza da frequência utilizada em sua região, que pode ser  850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz ou 1900 MHz. As dimensões não são críticas.

Para construir a antena usaremos fio de cobre que pode ou não ser esmaltado ou encapado, isso vai depender da preferencia do usuário. Em vez de fazer uma antena loop circular, podemos fazer quadrada, por exemplo, com os lados de 7,5 cm cada.

A espessura do fio não é critica, também fica a critério de quem construir, mas é claro que quanto mais fino o fio, mais fácil ele irá se deformar. Se o fio é esmaltado lembre-se de raspar o verniz e estanhe  nas extremidades.

Podemos também fazer varias antenas loop com comprimentos de lados diferentes para as frequências diferentes , inclusive 3G e 4G. Para isso, como por exemplo podemos usar as medidas de lados com   3,7, 7,5, 10,0 cm, etc..

Os campos elétricos e magnéticos  dependendo de como elas são geradas pela antena transmissora, se o campo  é paralelo ao solo dizemos que a onda é polarizado horizontalmente, enquanto o seu inverso dizemos que é  polarizado verticalmente.

A antena de loop vai responder melhor a um tipo de polarização (dependendo da sua orientação), de modo que vale a pena experimentar com a orientação do celular (ou da antena loop) para obter o sinal mais forte, isso é, que mais deixe o LED brilhante .

 Teste do Detector de Radiação Eletromagnética de Celulares

Testei o detector, fiz de maneira bem tosca, com um fio 12 AWG que estava jogado em cima da bancada. Usei um LED e um diodo reciclados, as medidas não foram exatas , +ou- 7 cm. Apesar do LED acender bem fraco, é possível ver o seu funcionamento. Para filmar tive que usar um ambiente mais escuro já que a camera não estava captando o Led piscando em iluminação normal.

 

Detector de Radiação
Detector de Radiação

Acredito que com uma antena com as medidas certinhas e pequenas modificações é possível ter mais sensibilidade na captação dos sinais do celular.

Outras modificações no Detector de Radiação Eletromagnética

Para aumentar o ganho, substitua o LED por um capacitor de disco de 100nF e em paralelo com o capacitor adicione um amplificador DC . Também pode ser adicionado neste mesmo ponto um fone de ouvido, um multímetro,  etc.

Referencias: Criative Science

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]