Home » Circuitos » Detector de Raios

Detector de Raios

Detector de Raios

 

Certa vez precisei fazer um circuito que ao detectar uma tempestade eletromagnética automaticamente desligava  equipamentos eletrônicos suscetíveis a queima, como  telefone, modem,  rádio, antenas, etc. Não foi esse esquema descrito aqui, mas um bem parecido. Este é um circuito de detecção de relâmpago que pisca um LED quando raios estão caindo a uma distancia não muito segura, mas com um pouco de criatividade, você pode como eu acoplar a um arduino e automaticamente quando detectado um raio, os relês desarmam por um tempo predeterminado, ou até nem um raio mais for detectado por um espaço de tempo.

 

O funcionamento

O detector de raios nada mais é que um rádio sintonizado na frequência dos raios, ou em uma frequência em que melhor possa ser captado o ruido elétrico causado por eles.  Notamos que nos rádios de AM podemos escutar os ruídos causados pelos raios mesmo antes da tempestade chegar até nós. A melhor frequência para captar as tempestades elétricas fica em torno de  300 kHz .

Depois do sinal do raio ser captado pela antena, ele  é detectado e amplificado igual acontece no rádio comum, só que nesse caso  o sinal de AF aciona  um transistor fazendo um LED piscar toda vez que um raio é detectado. Você  pode  utilizar um  na entrada potenciômetro para reduzir a sensibilidade ao barulho e ainda ser capaz de detectar raios, já que além de um raio,o circuito também vai responder ao ruído dos motores de aparelhos como geladeiras, lavadoras e ar-condicionado. Outra forma fácil de afetar a sensibilidade é tirar a antena, ou alongá-la, dependendo das condições.

A  antena

Um problema é a antena, pois uma antena ideal para 300Khz tem um tamanho enorme, para se ter uma ideia a antena de 1/4 de onda tem mais ou menos 250 mts, um tanto grande para você colocar na sua casa ou apartamento. Nesse esquema existe uma bobina entre a antena e o circuito para ajustar, mesmo com uma antena fora da medida,  a antena não vai ser tão critica, mas quanto maior melhor o alcance.

O uso

Você pode usá-lo para monitorar o tempo, e estar preparado para qualquer tempo e chuvas. Ele é suficientemente pequeno e pode ser colocado em uma caixa de projeto ou recipiente impermeável para utilizar, num barco por exemplo. O LED pode ser substituído ou mesmo usado juntamente com um sinal sonoro para dar um alerta de som, assim  o monitoramento visual constante não é necessário.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]