Home » Componentes » DIAC

DIAC

O DIAC, sigla do inglês  Diode for Alternating Current, ele é um diodo que conduz a corrente apenas  quando uma determinada tensão de disparo é alcançada, e para de conduzir quando a corrente elétrica cai abaixo de um valor determinado, esse  valor é chamado de corrente de corte.

Isto ocorre em ambas as direções de condução de corrente do DIAC, este comportamento é bidirecional, o que significa tipicamente o mesmo para ambos os sentidos de corrente. A maioria dos DIACs tem uma estrutura de três camadas com a tensão máxima de ruptura, ou seja, tensão de disparo  é de cerca de 30 Volts, mas pode variar de componente.

DIAC

Podemos comparar o comportamento do DIAC a de uma lâmpada de néon , mas o DIAC pode ser mais precisamente controlado, mesmo a uma tensão bem mais baixa.

DIACs não têm porta, ao contrário de alguns outros tiristores que são comumente usados ​​para acionar, como o  TRIAC. Alguns TRIACs, como o Quadrac tem um DIAC integrado no terminal de porta (gate) para esta finalidade.

DIACs também são chamados diodos de gatilho simétricos devido à simetria da sua curva característica. Como os DIACs são dispositivos bidirecionais, seus terminais não são rotulados como ânodo e cátodo, mas como A1 e A2 ou seja, anodo 1 e anodo 2.

Veja exemplos de Circuitos eletrônicos com Diac

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]