Home » Dicas » Dica de Como Encontrar os Defeitos Intermitentes

Dica de Como Encontrar os Defeitos Intermitentes

Para quem não conhece, aqui eu publiquei algumas maneiras práticas e rápidas de descobrir defeitos intermitentes em equipamentos eletrônicos. Uma dica é abreviar o tempo de aquecimento e de resfriamento de um equipamento, ou seja esses métodos vão abreviar o tempo que um componente leva para dar o defeito ou para parar o defeito. Uma delas é baixando a temperatura e a outra é aumentando a temperatura , isso de forma artificial e controlada.

Para isso podemos usar alguns produtos e ferramentas como o spray congelante tipo freezer,  até mesmo spray limpadores de contato, ferro de solda  e secador de cabelos.

Spray congelante
Spray congelante – Foto

O que é Defeito Intermitente

Um dos piores defeitos que um técnico pode pegar é o defeito intermitente. O defeito intermitente é quando um aparelho só funciona quando está quente, só funciona quando está frio ou funciona de maneira aleatória.

Quando isso ocorre, a primeira coisa que devemos verificar é a ocorrência de solda fria, mas se não for encontrado nenhum mal contato causado por solda fria, podemos partir para algumas outras tentativas de encontrar o defeito.

Localização de falhas em circuitos eletrônicos

Componentes como os capacitores e semicondutores (como transistores e circuitos integrados em geral) são os maiores causadores de defeitos intermitentes, dependendo do tipo de defeito um técnico experiente pode detectar de cara quando o defeito ocorre, mas para a maioria de nós isso é uma coisa impossível.

Na solução de problemas, às vezes você não precisa esperar o problema voltar a aparecer, isso pode tomar horas e até dias dentro de uma oficina, como tempo é dinheiro, isso é algo que não pode ocorrer. Então podemos abreviar o comportamento de um defeito, esquentando ou esfriando seus componentes para que o conserto se torne mais rápido.

Defeitos Intermitentes – Mau Contato e Solda Fria

O mau contato e a solda fria é o gerador de defeito intermitente mais fácil de detectar, ele geralmente ocorre quando o equipamento aquece, ou fica intermitente, esse defeito é aquele “simples” do “fiozinho solto” que quando toma um tapa volta a funcionar.. lol

solda fria pode ser detectada na maioria das vezes visualmente, como também trilhas de circuito impresso trincadas e soltas,  se ocorrer em um equipamento pequenos a resoldagem geral é a solução mais indicada.

Cabos com conectores oxidados, maus contatos, fios quebrados, componentes mal encaixados em soquetes, pilhas que vazaram, todos devem ser verificados pois podem causar problemas de intermitência.

Outros componentes como potenciômetros e trimpots metálicos podem gerar defeitos, principalmente por desgaste mecânico ou excesso de sujeira. Convém limpar a placa com benzina antes de inciar os testes.

Toque todos os componentes para verificar se estão bem soldados, muitas vezes a solda fria é imperceptível a olho nú, mas ao toque se encontra imediatamente o componentes mal soldado. Refaça todas as soldas que estiverem suspeitas e as de componentes que aquecem, principalmente os que tenham dissipadores de calor.

Defeito aparece depois do equipamento quente

Os componentes tem uma temperatura de trabalho, geralmente quando essa temperatura é menor ou maior, o componente pode não funcionar a plena forma, com isso pode acarretar vários defeitos.

Muitas vezes não existe componentes com aquecimento exagerado, e todos estão em uma mesma temperatura, para abreviar o tempo e fazer com que o defeito apareça, aproxime a ponta do ferro de solda,  mas sem tocar todos os componentes, apenas o mais suspeito do circuito.

Um secador de cabelos na posição mais quente ou um soprador de ar ligeiramente quente, podem  aquecer a placa, isso ira simular horas de uso e facilitará a busca do defeito.

Verifique circuitos integrados, transistores, diodos, capacitores eletrolíticos  e resistores, defeitos podem ser causados pela elevação da temperatura destes componentes, são fugas,  mal funcionamento e perda de potência.

Para encontrar o componente defeituoso nesse caso, você pode também resfriar o componente duvidoso, com o cuidado de manter os outros componentes ao seu redor na temperatura de funcionamento.  O spray congelante é usado diretamente sobre o componente em dúvida, justamente para esfria-lo e verificar se o problema é sanado.

Você pode usar  um spray congelador ou congelante tipo freezer ou mesmo um spray limpador de contato, eu usava o spray limpador de contato já que na minha época não existia o spray congelante.

Cuidados especiais

O spray congelante ou congelador é um aerossol destinado para identificação de falhas em componentes em circuitos eletrônicos. O spray limpa contato deve ser usado com cuidado pois contém gases inflamáveis.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]