Home » Componentes » Diodo Sem Queda de Tensão

Diodo Sem Queda de Tensão

Todo diodo tem uma queda de tensão da ordem de 0,7 Volts, para alguns circuitos isso pode ser um pouco inconveniente. O diodo Schottky pode reduzir isso para 0,3 Volts ou até menos, mas ainda assim, em um projeto onde cada volts conta muito, 0.3V é muita tensão para ir para o lixo.

Mas acabei por acaso encontrando a solução em um blog gringo, um truque que podemos usar em algumas situações em que vamos conseguir praticamente  não perder tensão alguma. O truque é simples, consiste em substituir o diodo por um MOSFET canal P em sentido inverso.

Como ter um Diodo Sem Queda de Tensão

O diodo parasitária dentro do MOSFET irá, em circunstâncias normais, agir como um diodo normal e terá a queda normal 0.7volts.  Agora, usando 0.7 volts normais que caiu de tensão para alimentar o resto do seu circuito, você está em uma posição para puxar a porta do MOSFET, sendo um canal P, permite que a corrente passe através da camada de semicondutor principal. Que efetivamente curto-circuita o diodo parasita, dando-lhe um caminho de resistência muito baixa, muito baixa mesmo.

Em um diodo normalmente a queda de tensão é de 0.7v, no mosfet vai para uma queda de 0.05V.

Dica: Diodo Sem Queda de Tensão

No caso do autor ele usou o circuito em um carregador solar, mas especificamente o MOSFET (diodo) foi usado na entrada da bateria para evitar retorno de corrente para ao carregador e como consequência para a placa solar.  [Fonte]

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]