Home » Componentes » Dicas de como encontrar um Transistor Equivalente

Dicas de como encontrar um Transistor Equivalente

Atualmente com a Internet, se tornou muito fácil encontrar um transistor equivalente, existem dezenas de sites com tabelas de equivalências, datasheets e outras formas de ajudar o usuário a achar o equivalente. Mas saber o código do transistor equivalente não significa que seus problemas acabaram. Você esbarra em outros problemas, como  achar esse transistor para comprar, sem contar caso a marcação da numeração do transistor esteja apagada, o transistor carbonizado,  entre outros problemas.

 

Transistor

Selecionando um Transistor Equivalente

Aqui estão algumas  notas que vão servir como um guia de equivalência de transistores. Você vai encontrar  orientações básica para proceder a troca de transistores. Mas vale lembrar que em algumas ocasiões eles devem ser absolutamente o indicado. Essas dicas só devem ser usadas em casos de extrema necessidade, quando todas as alternativas  menos perigosas foram esgotadas.

Tenha sempre na bancada transistores coringas, aqueles que servem pra tudo como, no minimo 1 par de cada, NPN e PNP da linha  BC, BF, BD e TIP.

Estas dicas levam em conta que você saiba se o transistor é NPN ou PNP e a sua pinagem. Abaixo encontramos algumas dicas de grande valor para ajudar a selecionar o melhor transistor substituto:

Transistores de Baixos Valores

Se o circuito tem baixa-voltagem, baixa-freqüência e baixa corrente, praticamente qualquer tipo de transistor trabalhará. Se qualquer fator mais relevante aparece (como a presença de bobinas ), você precisará pensar um pouco mais no substituto.

Voltagem do Circuito

È um fator crítico para decidir o tipo de transistor que devemos utilizar. Um transistor pode ficar quente e até mesmo super-aquecer e funcionar sem qualquer deficiência, mas não pode resistir a um pico de alto-voltagem nem se for de curtíssima duração porque são danificados imediatamente.

Às vezes podemos ter sorte. Se o transistor é robusto, e tem uma capacidade para alta corrente, pode resistir o pico.
O Pico geralmente não vem do circuito quando está trabalhando corretamente mas sim quando ocorre uma falha, ou pela presença de uma influência externa.

São diversos os componentes em um circuito que servem para prevenir ou “segurar” o pico de alta tensão, e se estes falham com certeza danifica o transistor. Mas nem sempre o transistor é o vilão, devemos sempre analisar os componentes envolvidos no circuito pois eles podem estar danificando o transistor.
Em geral, transistores europeus têm uma faixa de voltagem em torno de 25 a 65 volts, enquanto que o equivalente japonês normalmente estão na faixa entre 90 e 250 volts, por este motivo você deve evitar substituir tipos japoneses por tipos europeus. Em geral, os tipos japoneses são muito mais seguros que tipos os tipos europeus.

Terminais exteriores do transistor

Não se preocupe sobre a posição dos terminais exteriores de um substituto, você geralmente pode dobrar os terminais de forma a ajustá-los em uma outra posição, porém, se o transistor é do tipo com encapsulamento metálico, como TO-3 ou a versão menor TO-66 os terminais não permitem este macete, mas felizmente os terminais exteriores para estes transistores quase sempre são os mesmos, já o encapsulamento tipo TO-126 ou TO-220 às vezes tem terminais exteriores diferentes.

Dissipador de Calor

Quando você tiver que montar um transistor em um dissipador de calor coloque o isolador plástico ou de mica se assim for necessário, não se esqueça de colocar uma boa quantidade de pasta térmica entre o transistor, isolante e o dissipador, pois melhorará a transferência de calor em pelo menos 200% e reduzira a temperatura de funcionamento do transistor.

Tome cuidado com os problemas ocasionados por solda fria, perfuração do isolador ocasionada por sujeira, outro problema corriqueiro é a carbonização ocorrida em placas de circuito impresso e até mesmo por acumulo de sujeira que pode permitir a passagem de voltagem entre o transistor e o terra.

Voltagem Coletor-Emissor do Transistor

Outro fato importante de se conhecer e que raramente é mencionado é a voltagem entre os términos de coletor emissor . Alguns transistores novos (como ZTX 851) tem uma voltagem de Coletor Emissor menor que 0.05v, considerando que a voltagem para um transistor normal pode ser entre 0.15v e 0.35v.

Esta voltagem mais baixa permite ao transistor gerar menos calor durante seu funcionamento, podendo chegar a diminuir a caloria em até 85% a menos, um transistor normal chega a ficar de 3 a 7 vezes mais quentes embora o transistor trabalhe normalmente na tensão e corrente envolvida ! Portanto preste atenção a está característica para eventual troca de dissipador.

Ganho do Transistor

Em geral, você não tem que preocupar sobre o ganho de um transistor. Se um tipo tem um ganho de 250 e outro tem um ganho de 450, o segundo necessariamente não trabalhará melhor. O ganho especificado é só uma média se refere ao ganho de corrente DC .
Poucos circuitos trabalham dentro desta situação assim comumente podemos desprezar este parâmetro .O primeiro transistor mencionado acima pode ter um ganho tão baixo quanto 150 ou tão alto quanto 350 e o segundo pode ter um ganho de 250 ou 500.
Quando um transistor é colocado em um circuito com os componentes, o ganho reduz consideravelmente.
Ambos os transistores dentro destas condições podem produzir exatamente o mesmo ganho de fase .

Quente .. Hot Hot

Se você não puder segurar um transistor em seus dedos por mais de 30 segundos, é sinal que está ficando muito quente e que deve ser montado em um dissipador para durar indefinidamente.

Transistor de números, nomes, tipos e formatos exóticos

Não seja enganado através de códigos estranhos e números exóticos em um transistor . Se você achar um transistor com um “tipo-número especial” comece substituindo pelo tipo mais barato disponível levando sempre em consideração as voltagens e correntes envolvidas .Teste o circuito e veja seu trabalhar.
Alguns fabricantes gostam de reduzir a possibilidade de um conserto especificando seus próprios tipos . Muito raramente são feitos transistores com parâmetros especiais.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]