Home » Tecnologia » Diplexer – Antena Parábolica e Antena Local em um só Cabo

Diplexer – Antena Parábolica e Antena Local em um só Cabo

Diplexer TV Sat

 

Com um nome bem comprido e difícil de se pronunciar, o Diplexer satélite combinador & Splitter é uma maravilha da eletrônica, ele é um divisor e mix de RF que combina a antena de satélite + DC+  a antena terrestre local ( VHF UHF HDTV CATV TV digital) em um único cabo, sem interferências ou outros inconvenientes. O Diplexer combinador, como também é chamado, tem duas entradas,  uma ANT para a antena Local VHF e UHF, outra  SAT para a antena do Satélite, e uma saída I/O com os dois sinais misturados.

 

Antena Parabólica e Antena comum em um só cabo

O nome Diplexer vem de Duplex, que significa duplo, que equivale a duas vezes ou que se duplica em funções, que opera em dois modos ou dois sistemas ou um sistema de comunicação composto por dois pontos que comunicam entre si em ambas as direções, no nosso caso são sinais de RF que são mixados e depois separados. Esse misturador é a salvação para pequenos espaços, longas distâncias ou onde a fiação não suporta outro cabo. Você pode usar o mesmo cabo coaxial já instalado para passar o RF da antena terrestre local e o sinal da parabólica + DC  juntos .

Usando diplexers (dois Diplexer) o principal benefício é a utilização de apenas um cabo coaxial, com isso uma redução de gastos com material e mão de obra. O Diplexer Combinador suporta uma antena parabólica, ou seja, um LNBF para Receptores da Banda C ou da banda Ku. Ele é capaz de suportar os sistemas FTA ( Free to Air ) da banda C como também banda KU, receptor Digital , receptor Analógico, TV por assinatura  das operadoras DirecTV, Sky, Via Embratel, Oi, Vivo, Telefônica, entre outras.

Existem centenas de fabricantes de Diplexer mas pouca diferença na questão eletrônica entre ele, é mais na parte mecânica que eles diferem. A maioria tem uma entrada  de antena (ANT) que pode ser VHF – UHF – HDTV – CATV, que tem uma banda de frequência de  5 MHz até 850 MHz, já a entrada para antena parabólica (SAT) tem uma faixa de frequência de 950 MHz até 2400 MHz (varia de fabricante). A corrente DC máxima de passagem é de 500 mA, a perda de sinal de RF do satélite 3 dB avg e a impedância é de 75 Ohms.

Como  instalar o Diplexer TV Satélite

A instalação e funcionamento do Diplexer TV Sat é bastante simples, você deve utilizar sempre dois Diplexer um junto as antenas para misturar os sinais da antena parabólica e antena comum, e outra perto da TV e receptor de parabólica para separar os sinais de RF. Ele suporta outros componentes no sistema de antenas, entre eles as chaves de alta frequência para LNBF multiponto e misturadores de sinal VHF e UHF de antenas Locais.

 

como instalar o Diplexer TV-Sat

 

É aconselhável proteger o Diplexer do tempo, principalmente da chuva, apesar de brindados e à prova de intempéries, uma pequena infiltração de água pode causar danos e perdas no sinal de RF. Ao instalar o Diplexer deixe o receptor de satélite desligado. Esse sistema é compatível com todos os receptores de satélites analógicos e digitais banda KU e C.

Veja esse manual de instalação do Diplexer de um dos fabricantes em PDF

Inclusive os receptores Azbox, Elsys, Greatek, Tocomsat, Cromus, Duosat, Naza Box, Hicom, Azamerica, Telesystem, íz:boz, Century Midiabox, Bedinsat, etc..

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]