Home » Componentes » Dissipador de Calor

Dissipador de Calor

Como os transistores de potência lidam com uma corrente muito alta, eles sempre aquecem durante seu funcionamento, ou seja existe uma dissipação de calor durante o processo de sua operação.

Uma vez que os semicondutores não suportam altas temperaturas, todo o calor gerado deve ser dissipado para o ambiente de modo a manter a temperatura dentro dos limites admissíveis, assim não compromete o seu funcionamento, ou mesmo causando sua queima.

Para a dissipação de calor, os semicondutores são geralmente fixados em uma placa de metal (alumínio) de modo que o calor adicional seja transferido para esta placa, que serve para dissipar o calor, esta placa é conhecida como dissipador de calor.

O Dissipador de Calor

dissipador de calor

A maior parte do calor dentro do transistor é produzido na junção do coletor, neste caso o dissipador de calor tem a função de aumentar a área de superfície desta junção e permitir que o calor escape facilmente da junção do coletor.

O resultado é que a temperatura do transistor fica baixa, assim, quase todo o calor em um transistor é produzido na junção coletor/base. Se a temperatura exceder o limite permitido, esta junção queima e por consequência o transistor também.

A maior parte da energia é dissipada na junção coletor/base, isso ocorre porque a tensão do coletor/base é muito maior do que a tensão base/emissor, embora as correntes através das duas junções sejam quase as mesmas. O dissipador de calor é um meio prático de combater os efeitos térmicos indesejáveis nos semicondutores.

A capacidade do dissipador de calor de transferir calor para o ambiente depende do seu material, volume, área, forma, contato com semicondutor e o movimento do ar em torno do dissipador.

Os dissipadores de calor de alumínio tem uma melhor transferência de calor/custo que outros materiais. Deve-se perceber que o uso do dissipador de calor sozinho pode não ser suficiente para evitar problemas térmicos, o projeto deve se levar todos as condições de trabalho em conta.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]