Home » Circuitos » Driver para Leds alimentado pela Rede Elétrica

Driver para Leds alimentado pela Rede Elétrica

Aqui está mais um circuito simples de driver para Leds, ele suporta 95 Leds de 5 mm de alto brilho, você pode comprar um desses kits que estão a venda com 100 Leds e construir sua lâmpada de Led de maneira barata e fácil. Estarei publicando uma série de drivers para Leds com diversas potencias, já que a popularização de Leds  para a iluminação está cada vez maior e custo diminuindo. Já vimos aqui no site  driver para LED Usando o LM317, driver para LED usando o Regulador 7805, drive de Led de 1 Watt e até um circuito Drive para LEDs de Alta Potência de até 15 Amperes e agora vamos ver um bem interessante e simples.

O circuito descrito aqui é de um driver para Leds que é alimentado pela rede domiciliar CA,  então não custa salientar que você deve tomar todo o cuidado ao efetuar testes com esse driver. Seu funcionamento é bem simples, ele usa poucos componentes, mas o componente principal é o circuito integrado regulador de tensão variável, o famoso e velho conhecido LM317.

Driver para Leds AC

Driver para Leds CA
Driver para Leds CA – Foto: Doumai Terret

Acima a imagem da placa montada, ela é de pequenas dimensões e  até dispensa a placa de circuito impresso , podendo-se optar por outros métodos mais simples de montagens eletrônicas. O projeto do drive de Leds foi tirado do site do Doumai Terret, no qual tem todo o crédito das imagens e circuito.

Como já ressaltei, este circuito é alimentado pela tensão de rede elétrica domiciliar de corrente alternada, e o usuário deve tomar todas as precauções necessárias, aproveite e leia nosso termo de responsabilidade.

O projeto eletrônico deste circuito foi desenvolvido para suportar até 95 Leds brancos de alto brilho de 5 milímetros usando como limitador de corrente  o LM317HVT, no caso do projeto do autor ele usou a versão HVT. Essa versão do LM317 trabalha com uma tensão maior, superior a 50 Volts, quem for montar esse projeto deve verificar esse detalhe.

Circuito do Driver de LED
Circuito do Driver de LED

O funcionamento do circuito é simples, a tensão da rede elétrica é ligada nos terminais X1 e X2, os resistores R2A e R2B vão limitar a corrente de pico de tensão logo na entrada e a ponte de diodos D1 vai retificar a tensão em onda completa. O capacitor C2 é de 4,7uF por no minimo 400 Volts, já que se os LEDs não estiverem ligados a tensão sobe para 320 Volts. Os Leds devem ser ligados em série nos terminais XA (lado anodo) e XK (lados catodo).

PCI Driver para Leds alimentado pela Rede Elétrica
PCI do Driver para Leds alimentado pela Rede Elétrica

Acima a placa de circuito impresso e marcação dos componentes do driver para Leds alimentado pela Rede Elétrica.

Conclusão

Apesar da simplicidade o circuito é bem simples, uma grande vantagem é que a  intensidade da corrente é regulada  mesmo em casos de variações na corrente elétrica, e o desempenho do circuito eletrônico é superior a 85% se comparado a uma fonte de alimentação linear. Informações adicionais sobre o circuito, visite o site do desenvolvedor.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]