Home » Tecnologia » Eletrônica x Paranormalidade – Parte 2

Eletrônica x Paranormalidade – Parte 2

Discutir sobre paranormalidade e outros fenômenos estranhos ou impossíveis não é fácil, principalmente quando lidamos com religião e ocultismo, mesmo o grande cientista Thomas Edson, em uma entrevista a revista Scientific American disse:

” É possível construir um aparelho que será tão delicado que, se existirem pessoas em outra existência ou esfera que desejem entrar em contato com a gente nesta existência ou esfera, este aparelho irá, pelo menos, dar-lhes uma melhor oportunidade de se expressar do que as mesas brancas,  ouija, médiuns e os outros métodos rudimentares que até agora pretendiam ser o único meio de comunicação. “

Será que Tesla e Edson estavam errados, já que mesmo sendo dois ferrenhos rivais tinham o mesmo pensamento, que a eletrônica iria possibilitar um contato paranormal? Ou a ciência moderna já desvendo esse pensamento em comum e realmente não existe ou não é possível contato com o além.

Obs: Antes de continuar a ler este artigo leia a primeira parte de Eletrônica x Paranormalidade, se já leu vamos em frente.

Existem vários circuitos eletrônicos que considero paranormal, são circuitos e dispositivos que estão fora da realidade, usando uma tecnologia que é inexplicável, ou seja, somente explicável por sua ação paranormal.

Tipo as urnas eletrônicas…Não… Brincadeira! Neste artigo vou mostrar aparelhos eletrônicos que supostamente fazem algo muito interessante, que não envolve a eletrônica da maneira que conhecemos, e mostrar se estes equipamentos são sobrenaturais.

Economizador de energia

Uma lenda eletrônica é o economizador de energia, um dispositivo que colocado na tomada é capaz de reduzir o consumo de corrente dos aparelhos sem acarretar problemas em seu funcionamento.

Basta ligá-lo na tomada e o circuito comeca a poupar energia, ou então aqueles que você entunha no quadro de luz e ele economiza 30 %, praticamente um milagre e não um produto baseado na ciência.

Economizador de Energia

Imaginar  algo assim, sem mesmo ver o seu esquema já é abusar dos conhecimentos de física, mas quando olhamos o circuito eletrônico do economizador de energia, ai sim temos um choque, mas não elétrico, sim um choque de insanidade.

Economizador de Energia esquema

Vamos analisar o esquema acima, ele até que é bem legal, na entrada um capacitor, um varistor e um resistor, depois uma fonte de alimentação sem transformador que tem a função simples e única de  acender os dois LEDs.

Eu posso garantir que este circuito vai consumir mais e não economizar, basta ver, este resistor de 330K e os LEDs vão estar sempre consumindo, pois vão estar sempre ligados,  o capacitor vai carregar inicialmente, a unica função aparente é de eletrocutar quem retirar o economizador da tomada e colocar a mão nos terminais, já o varistor tem a função de proteção, este é o único componente que vai funcionar neste circuito com alguma função efetiva, proteger contra surtos.

Se você acredita nestes economizadores de energia, sinto muito, você foi enganado! Estes dispositivos eletrônicos tem efeito placebo, você pode até achar que ele está economizando, mas quem economizou foi você.

Será que existe economizador de energia elétrica que não tenha um princípio de funcionamento divino?Sim, alguns desenvolvidos para serem usados em eletrodomésticos que tenham motores, como por exemplo a geladeira, sim, funcionam relativamente bem e promovem uma economia pequena no consumo mensal de uma residencia, mas isso iremos ver mais adiante em outro artigo.

Foto Kirlian

A Foto Kirlian são técnicas fotográficas utilizadas para capturar o fenômeno das descargas elétricas coronais, ela é uma descarga elétrica provocada pela ionização de um fluido em torno de um condutor que está carregado eletricamente.

A fotografia Kirliana nada mais  é que uma técnica de impressão fotográfica usando alta tensão. Por acaso em 1939 Kirlian descobriu que se um objeto está ligado a uma fonte de alta tensão sobre uma chapa fotográfica, uma imagem é produzida, está  técnica inicialmente foi chamada de eletrografia.

Foto Kirlian

Isso não tem nada de paranormal, mas, sempre alguém acha uma utilidade avessa a um dispositivo, então a fotografia Kirliana apesar de ser uma invenção científica, passou a ser usada na pesquisa de parapsicologia e na medicina alternativa.

Magias, espirito, raios e aura

Foto KirlianKirlian acreditava que as imagens criadas poderiam representar um campo conjectural de energia, ou aura, até ai tudo bem, em 1939 até Tesla acreditava em coisas estranhas, isso é normal no ser humano, dar razões do além as coisas que não conseguem compreender.

Apesar de passar anos esquecida, na década de 70 o interesse pela investigação paranormal começou a crescer e até as grandes universidades americanas tinham laboratórios dedicados à pesquisa parapsicologia e com isso o interesse na fotografia Kirliana voltou com toda força.

Eles estudavam essa técnica, que supostamente dava a possibilidade de medir a aura de um ser vivo. Mas os cientistas logo chegaram a conclusão que as fotografias eram apenas uma ocorrência natural e não paranormal.

Captor de Elétrons

O captor de elétrons ou captor de elétrons de terra é supostamente um circuito eletrônico eletromagnético que tem a função de captar elétrons da terra para geração de energia elétrica, inventado por dois brasileiros, Barbosa e Leal.

Como qualquer invenção mirabolante causou muita polemica na área eletrônica, principalmente uma invenção ” Teslaniana “, mas vamos ao que é o captor de elétrons.

O captor de elétrons é um equipamento ” alimentado por fonte de energia elétrica  CA” , ou seja, ele precisa de uma tensão para capatar uma outra tensão. Essa tensão vai gerar um campo eletromagnético, em uma bobina em circuito fechado, ou seja, em curto. Veja o esquema abaixo.

circuito de Captor de elétrons

Esta bobina é ligada por indução a pelo menos um elemento condutor de interligação que é ligado a uma malha de aterramento, segundo amigos que testaram é necessário um super aterramento para obter um resultado que possa ser mesurado.

As interligações provoca o surgimento de uma nova corrente elétrica que se mantém circulando na bobina de circuito fechado.

O captor de elétrons.

Meus amigos que testaram o experimento do captor de elétrons , o equipamento “funciona”, existe uma queda de consumo, só que, para que isso ocorra o sistema tem que ter uma malha de terra muito extensa, isso acaba decepcionando que testa o dispositivo.

Como o sistema do captor de elétrons é autoalimentado, ele tem um consumo, e se mesmo assim existe uma redução do consumo, este com certeza não é um circuito paranormal e sim um circuito que funciona e deve ser testado pelos amantes da eletrônica. Patente do aqui site: aqui .

Motor eterno ou motor perpétuo

O motor eterno, também chamado de motor perpétuo é outro ponto de polemica na eletrônica, existem milhares de vídeos no Youtube e outros sites de vídeos, com estas pérolas da física moderna. Primeiro quero dizer que “nada no mundo é perpétuo”.

auto-fluxo de Robert Boyle
Esperiencia de auto-fluxo de Robert Boyle- Imagem Wikipédia

Então vamos lá, na atual tecnologia, ou ao menos na que nós pobre mortais conhecemos,  ainda não é possível construir um dispositivo capaz de gerar um movimento eterno.

O movimento perpétuo é o movimento dos corpos que continuam indefinidamente sem parar, mesmo depois de uma força de movimento cessar. Isso é impossível por causa da fricção e outros processos de dissipação de energia no caso da física e segundo a lei Áurea da Mecânica, no qual o trabalho aplicado é igual ou maior que o trabalho realizado.

Se você chegou a acreditar nestes dispositivos, você não foi enganado sozinho, as máquinas de movimento perpétuo remontam à Idade Média, mas o desenvolvimento de teorias modernas da termodinâmica e física mostrou que elas são impossíveis, seja de forma mecânica como também eletroeletrônica.

Nem vou publicar fotos ou vídeos destas máquinas elétricas com motorzinhos que rodam eternamente, luzes que nunca apagam , etc. Prefiro preservar a inteligencia dos leitores. lol

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]