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Barreira de Infravermelho Usando 555

Barreira de Infra-vermelho

 

Um sensor de barreira infravermelho pode detectar qualquer movimento que passe no feixe de luz infravermelho, atualmente é muito usado como cerca invisível para muros e alarmes. Esta é uma barreira Infra-vermelho de curto alcance para utilização como um alarme de portas e portões. Praticamente qualquer LED infra-vermelho pode ser utilizado, sendo assim fica mais fácil sua construção.

 

O 555 do transmissor (figura acima) oscila em torno de 4,5 kHz, fornecendo impulsos com um ciclo de trabalho de cerca de 13%, isso para manter o consumo de energia dentro de padrões aceitáveis. A freqüência de pulso exato é ajustada com P1.

No receptor (Figura abaixo) , a sensibilidade máxima de foto-diodos D2 deve ocorrer no comprimento de onda dos LEDs IR usado no transmissor. Recomendado usar  SFH205F, BPW34 ou BP104. Note-se que o foto-diodo é conectado em polarização reversa. Então, se você medir cerca de 0,45 V através deste dispositivo, é quase certamente que está montado da forma errada.

 

sensor de barreira infravermelho

 

Os pulsos recebidos são amplificados, em seguida, vem um PLL (loop de fase de bloqueio), construído com o NE567. O chip PLL, baixa quando está bloqueado no “tom” de 4,5 kHz recebido do transmissor. Quando o feixe de luz é interrompido, o sinal recebido desaparece e IC1 vai ter uma saída alta, assim acionando o alarme.

Se o transmissor for demasiado longe do receptor, a sobre-condução deixará de ser garantida, daí IC1 não será ativado, se você quiser tirar o máximo proveito do circuito em relação a distância, comece por modificar o valor de R2 até que o sinal de saída do amplificador novamente tem um ciclo de cerca de 50%.

O circuito é simples de ajustar. Ligue o receptor, o sinal sonoro deve soar. Em seguida, ligue o transmissor. Aponte os LEDs transmissores para a entrada do receptor. Use uma distância relativamente pequena, digamos, 30 cm. Ajuste P1 no transmissor até que a campainha é silenciada. Desligar o receptor e ligar novamente algumas vezes para se certificar de que ele trave na transportadora transmissor em todas as circunstâncias. Se necessário, o P1 reajustar, aumentando lentamente a distância entre o emissor e o receptor.

Via Extremecircuits.net