Home » Circuits » Circuito Disco Light

Circuito Disco Light

Disco Light foi um kit da Revista Nova Eletrônica que transformava o ritmo da música em luz, ou seja o kit é um circuito de luz ritma. O Disco Light tem uma potência de até 600 Watts, isso dependendo do triac utilizado.

Este circuito de luz rítmica abrange toda a faixa de áudio, ele é apenas para um canal, ou seja mono. O circuito usa poucos componentes, mas seu funcionamento é excelente.

Circuito Kit Disco Light

Disco Light

Acima uma visão do kit Disco light montado, foto da New Electronics Magazine. Abaixo o esquema elétrico do Disco light, com seus componentes e valores.

Circuito Disco Light

O circuito do Disco Light é bem simples, o funcionamento também, diodo D1 retifica a tensão CA de entrada, resistor R1 diminui a tensão que é filtrada pelo capacitor C3. Os capacitores C1 e C2 tem a função de isolar a entrada de áudio, o potenciômetro R5 ajusta a sensibilidade do circuito.

O transistor Q1 é polarizado pelos resistores R2, R3 e R4, amplificando o sinal de áudio vindo do capacitor C1. Assim conduzindo uma corrente de coletor o suficiente para acionar o gate (port) do Triac. Abaixo a placa de circuito impresso do Disco light.Circuito Disco Light

O circuito apresentado é para uma tensão de 110 Volts, caso queira o circuito para 220 Volts o resistor R1 deve ser substituído por um resistor de 22KOhm x 1/4 Watts. O Triac deve ser fixado em um heat sink pois quanto mais potente for a lâmpada, mais calor o triac ira dissipar.

Circuito Disco Light

ATTENTION! Como esta montagem é ligada direta na rede elétrica, pode ser perigosa e causar até morte, então só deve ser montada por pessoas experientes.

Source: New Electronics Magazine 24 – Fevereiro de 1979

Save

Save

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Note Important: for questions, doubts, criticism or suggestions please use the contact page .
[ Click Here! ]

Leave a Reply