Home » Circuits » Detector de Metais Sensível e Simples

Detector de Metais Sensível e Simples

Embora bem simples, este Metal Detector tem um bom desempenho, ele é baseado no sistema de pulse induction (PI), mas utilizando duas bobinas, este tipo de detector de metais normalmente utiliza apenas uma bobina. The electronic design It is based on the integrated circuit 555, an integrated circuit very common and affordable price.

pinagem ci 555

Detector de Metais Sensível e Simples

Como comentei o circuito é baseado em dois circuitos integrados NE555, um na transmissão (Tx) e outro na recepção (RX), de modo que o circuito é dividido em duas partes, o divisor é a bobina.

In the integrated circuit TX is used with a square wave generator, os componentes R1, R2, C1 são escolhidos de modo que a frequência de saída é de cerca de 700 Hz, estes pulsos são enviados para a bobina de transmissão através do resistor limitador de corrente R3.

bobina detector

Ambas as bobinas estão dispostas de tal maneira que elas formam um conjunto com uma pequena sobreposição (above photo).

O sinal proveniente da bobina de recepção é enviada para um transistor para que seja amplificada, e sua saída vai direto para o circuito integrado NE555.

O transistor VT1 que é um KT3102EM pode ser substituído por qualquer outro transistor bipolar de ganho semelhante como o BC239C.

Com quatro resistores, R5, R6, R7 and R8 is a voltage divider formed, os resistores variáveis (Trimmers and pot) são utilizadas para ajustar o detector de metais.

O trimpot R6 é ajustado após a colocação das bobinas para um melhor ajuste da bobina de recepção, já R7 e R8 são usados para ajuste grosso e ajuste fino.

Detector de Metal Sensível e Simples

The audio signal is created by a piezo BA1 and not by a speaker, acima o esquema do detector de metais. Outro itém que se deve ressaltar é usar fio coaxial blindado e individuais para evitar interferências, as duas bobinas do detector, RX e TX são idênticas.

Construção das bobinas do detector de Metais

Para a bobina do detector use fio de cobre esmaltado com um diâmetro de 0,3 mm, no maximum 0,7 mm, see tabela AWG., have the ideal diameter of the coil is about 15 a 16 cm, are 25 voltas completas.

Mas o número de voltas pode variar de acordo com o diâmetro da bobina e da grossura do fio podendo chegar a cerca de 50 turns. A bobina depois de pronta deve receber fita isolante para fixar os fios, subsequently molded to look like one “D”, dai o nome dessa bobina de detector de metais, DD.

Como base para a bobina o idealizador do projeto usou papelão, mas outras formas de fixação podem ser usadas, como resina de poliéster.

Lista de componentes do detector de Metal

F1, DD2 – CI NE555
VT1 – transistor KT3102EM, BC239C or equivalent
R1 resistência 1k Ohm
R2 resistência 100k Ohm
resistor R3 470 a 680 Ohm
resistor R4 2-2,2 MW
R5 resistência 10k Ohm
R6 trimpot 100k Ohm
R7 Potenciômetro 500 k Ohm
R8 Potenciômetro 20 k Ohm
C1 capacitor 0,01 uF
C2 capacitor 0,0027 uF
C3 electrolytic capacitor 100 uF x 25 Volts
Electrolytic capacitor C4 100 a 470 uF x 25 Volts
BA1 piezo
SA1 switch

Para o ajuste do detector de metais use os resistores variáveis, deixe R6 com cerca de 90 Ohm, and R7 and R8 resistors halfway. The position of the two coils are also critical to a better sensitivity, make tests.

With R7 and R8 set to the center position, o trimpot R6 deve ser ajustado até chegar a um som de pequenos estalos e dai ser ajustado até chegar ao limite do silêncio e chiado. Now to use the metal detector only need to adjust R7 and R8.

Você pode fazer testes usando uma blindagem de campos eletromagnéticos externos ( “gaiola de Faraday”), você só precisa enrolar uma longa fita de papel alumínio aterrada na bobina, não completamente em toda a bobina, Keep a distance of about 1 a 2 cm no lugar onde os fios saem.

O detector de metais detectou uma moeda com um diâmetro de 2,5 cm, que estava enterrado no solo a uma profundidade de 25 cm, and the coil is at a distance of 5 cm do solo.

[Source]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Important: for questions, doubts, criticism or suggestions please use the contact page .
[ Click Here! ]