Gerador ou Máquina de Wimshurst

A Máquina de Wimshurst é um gerador eletrostático de alta tensão desenvolvida em 1883 pelo inventor britânico James Wimshurst. Esse gerador tem dois discos de contra-rotação montados num plano vertical, nos discos são fixados diversos setores metálicos cujas bordas são arredondadas, duas barras transversais com escovas de arame, e duas esferas de metal separadas por uma certa distância, para que as faíscas de eletricidade estática saltem.

A maquina se baseia no efeito triboelétrico de acumulação de cargas , onde cargas são acumuladas quando dois materiais diferentes são friccionados um contra o outro. Esta máquina pertence à uma classe de Máquinas Eletrostáticas, que “geram” cargas elétricas através do fenômeno da indução eletrostática.

Foi uma inovação diante de máquinas eletrostáticas anteriores como a Máquina de Holtz e a Máquina de Toepler que tinham a tendência à inversão de polaridade em seus terminais, o que não ocorre na Máquina de Wimshurst.

Maquina de wimshurst
Máquina de Wimshurst pertencente Ao acervo de Experimentos do Espaço interCiências – Universidade Federal de Itajubá (MG) – Foto

A Máquina de Wimshurst, assim como outros geradores eletrostáticos, requerem toda a estrutura elétrica bem isolada, a fim de amenizar perdas da energia elétrica produzida pela máquina.

Para isso tanto os discos, como os

Como funciona a Máquina de Wimshurst passo-a-passo

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário