Circuito de RF Transverter de 11 para 40 ou 80 Metros

Na faixa do cidadão as frequências são dispostas em canais do 1 ao 40, que compreendem as frequências em intervalos de 5 em 5 Khz,  de 26.695 kHz a 27.405 kHz, isso pulando os canais de radio comando. Estes rádios são chamados de PX, são de baixo custo e dispões de amplo modos de recepção, AM, FM, SSB e até CW.

Pensando em juntar o útil ao agradável, podemos transformar o rádio PX de baixo custo em um super receptor para qualquer faixa de frequência que você deseje escutar,  preservando as funções e modos de recepção (menos a transmissão em nosso caso).

Circuito transverter 40 ou 80 Metros

Mas como isso é possível? Sim é possível pelo motivo que usa o rádio PX como uma FI (frequência intermediaria) variável, ou seja, a FI muda de frequência  em vez de um VFO (oscilador variável), no nosso caso usamos um oscilador fixo.

conversor de 40 metros

O transverter que vamos apresentar neste artigo é bem simples, basicamente como na figura acima, ele tem um MIXER (misturador) que mistura o sinal captado pela antena 7 Mhz com o sinal do OL (oscilador local) que é de 20 Mhz resultando em 27 Mhz que é a frequência do rádio.

Para fazer o cálculo de forma que você avalie a frequência a partir do cristal é só fazer:

Frequência do Rádio – Cristal = Frequência a ser captada

Ou seja:

27 Mhz – 20Mhz = 7Mhz

Este circuito é do radioamador filipino YC3LVX, super simples, barato e rápido de ser construído, porém muito eficiente. O conversor tem apenas dois transistores, um faz o misturador de RF e outro o oscilador local de 20 Mhz.

Este circuito não precisa de mudanças internas no rádio, pois ele é ligado diretamente em sua entrada de antena. O conversor consiste de amplificador de RF,  sintonizador, misturador e oscilador local.

Funcionamento do transverter 40 / 80 Metros

Na entrada de antena do conversor, T1 é um filtro passa banda para a frequência de 7 Mhz, após filtrado o sinal de RF é enviado para o primeiro transistor que é um amplificador RF e um misturador, amplificando o sinal da FBP e misturando-o com o sinal de RF do oscilador.

O segundo transistor é o oscilador local que trabalha com um cristal de 20 Mhz .

conversor para PX

Transverter 40 Metros

T1 – 18/4 Fio de cobre esmaltado 0,2mm
T2 – 8/3 Fio de cobre esmaltado 0,4mm
X1 – 20 Mhz
C1 – 100pF

Transverter 80 Metros

T1 – 30/6 Fio de cobre esmaltado 0,2mm
T2 – 8/3 Fio de cobre esmaltado 0,4mm
X1 – 24 Mhz
C1 – 220pF

Segundo o seu criador, o sistema do conversor de 40 metros funciona da seguinte maneira, se o sinal recebido em 40m é de 7,055 Mhz, sendo que o oscilador local funciona com uma frequência de 20 MHz.

Neste processo de mistura do sinal de RF, a soma do receptor de sinal de RF + a frequência do oscilador local, tem como resultado a frequência de escuta. Então de modo que o cálculo é o seguinte:

7055 + 20000 = 27 055 MHz (canal 9)

Este circuito é muito sensível e seletivo, mas pode ser melhorado, abaixo a placa de circuito impresso do conversor de 40/80 metros.

transverter 40 metros

 

Abaixo a PCI do transverter, clique para ampliar. Tamanho 4,5cm X 5,5cm .

transverter 40 metros PCI

O circuito não é prejudicial ao rádio, mas se você tentar transmitir com o transverter conectado no rádio, com certeza o conversor irá queimar e até danificar o rádio.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis

Deixe um comentário