Home » Ferramentas » Circuito Zapper Recondicionador de Bateria Ni-Cad

Circuito Zapper Recondicionador de Bateria Ni-Cad

As Baterias de Níquel Cadmium, ou simplesmente Ni-Cad, NiCd ou NiCad, às vezes não funcionam como o esperado, ou seja elas não tem a tensão ou a corrente correta, não pode ser recarregadas ou estão simplesmente em curto.

Isso quer dizer que a bateria está internamente em curto ou parcialmente danificada. É possível recuperar essa bateria de varias formas, seja por recuperação química ou elétrica. Uma delas é  a mais simples, além de ser a mais recomendada, que é recondicionar a bateria de Ni-Cad usando um circuito zapper.

Circuito Zapper para Bateria Ni-Cad

Alguns circuitos de Zapper tem métodos agressivo, mas apesar disso não há efeitos colaterais aparentes de zapping em uma pilha ou bateria, os fabricantes de bateria nem recomendam ou excluem este método.

Não há um explicação científica do porque o zapping melhora o desempenho da bateria Ni-Cad, também existe pouca informação disponível sobre a longevidade da bateria ao ser submetida ao processo, mas para quem tem baterias perdidas, qualquer solução é uma salvação. .

Circuito Recondicionador de Bateria Ni-Cad

Este circuito restaura a bateria Ni-Cad do curto-circuito, forçando um alto fluxo de corrente para queimar a sujeira interna. A resistência de 120 Ohm  por 10 Watts é usado para limitar a corrente da carga do capacitor.

Depois do zapping a bateria vai para a posição carregar, o processo de carregamento vai demorar um bom tempo e é  indicado pelo LED, que irá aumentar gradualmente o brilho até obter intensidade estável, isso quando a bateria estiver totalmente carregada.

A fonte de alimentação para o circuito pode ser feita a partir de um pequeno transformador de 350 mA a 1 Ampere com um  retificador de meia-onda ou onda completa.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]