Home » Circuitos » Estetoscópio Eletrônico

Estetoscópio Eletrônico

O estetoscópio é uma ferramenta de uso médico ou veterinário, no qual o profissional consegue escutar os batimentos cardíacos, respiração ou qualquer outro som corporal de seu paciente.  Podemos dizer que o funcionamento do Estetoscópio é simples, o som captado é amplificado e levado diretamente ao ouvido por uma tubulação. O estetoscópio é também chamado de fonendoscópio, ele tem dois captadores de som diferentes, a campânula e o diafragma.

O estetoscópio tradicional é um equipamento acústico, e seus captadores de sons, são específicos,  a campânula e um dos captadores que entra em contato com o corpo, e a sua função é captar sons graves. Já o diafragma é usado para captar os sons agudos, tudo por um processo físico, sem a utilização de circuitos eletrônicos.

O Estetoscópio Eletrônico

Já o estetoscópio eletrônico ou estetofone do inglês stethophone, tem a capacidade de supera os baixos níveis de ruído, amplificando eletronicamente os sons corporais. Mas esse sistema eletrônico acaba por ficar limitado as respostas de frequência de áudio do microfone (captador) e do auto-falante, coisa que não ocorre nos estetoscópios Acústicos.

Mesmo assim existem um grande número de empresas oferecendo estetoscópios eletrônicos que contam com conversão de ondas sonoras acústicas em sinais elétricos que podem ser amplificados e processados  tornando um sistema de som fiel, quase igual ao acústico. Os estetoscópios eletrônicos vendidos comercialmente usam vários sistemas, o mais comum é um cristal piezoeléctrico colocado dentro de espuma atrás de uma membrana de borracha  como captador.

A evolução dos estetoscópios eletrônicos  tornou possível também o aparecimento de novos exames como o fonocardiograma e a  telemedicina que propiciou o diagnóstico remoto.

O circuito mais simples e menos eficaz de detecção de som é conseguido por um conjunto de um microfone , um amplificador e um fone ou auto-falante . Este método sofre interferência de ruído ambiental mas pode ser usado como um simples estetoscópio eletrônico. Justamente, esse mais simples é que vamos mostrar aqui neste artigo.

Estetoscópio Eletrônico
Estetoscópio Eletrônico

Acima o circuito eletrônico do estetoscópio, seu funcionamento é o seguinte, uma capsula, microfone de eletreto é usada como captador de som, o circuito integrado U1A  que é um TL072, tem a função de pré-amplificador de baixo ruído. O seu ganho é inferior a 3.9, o que é devido à alta impedância de saída do microfone de eletreto.

O capacitor C2 tem uma capacitância relativamente grande, já que ele filtra, só deixando passar a baixa freqüência (20 a 30 Hz) que são os sons de um coração batendo. O U1b montado sobre um filtro Sallen-Key de baixo ruido com uma freqüência de corte de cerca de 103 Hz. R7 e R8 definem o nível de ganho da ordem de 1,6.  O circuito integrado U5,  que é um amplificador de áudio LM386 com uma saída de 0,25 watts.  A parte do circuito integrado U4 pode ser opcional, ele é  um amplificador operacional 741 que controla o LED de duas cores.

Lista de componentes do Estetoscópio Eletrônico

R1 – resistor 10k ¼ W
R2 – resistor 2.2 ohm  ¼ W
R3, R9 – Não usado
R4 resistor de 47 Ohm ¼ W
R5, R6, R7 – resistor 33k  ¼ W
R8 – resistor 56 Ohm ¼ W
R10 – resistor 4k7 ¼ W
R11 – resistor variável de 2,2 logarítmico
R12 – resistor  330 Ohm ¼ W
R13, R15, R16 resistor 1k ¼ W
R14 – resistor 3.9 ohm resistor ¼ W
C1, C8 – capacitores eletrolíticos 470 uF / 16 V
C2 – Capacitor eletrolítico 4,7 uF / 16 V
C3, C4 – Capacitores poliester 0,047 uF / 50 V
C5 – Capacitor de disco cerâmico de 0,1 uF / 50 V
C6, C7 – capacitores eletrolíticos 1000 uF / 16 V
U1 TL072
U2, U3 Não usado
U4 –  741
U5 –  LM386
MIC – Microfone de eletreto de três terminais

O circuito é bem simples e pode ser montado em protoboard, na ligação do microfone com o circuito deve ser usado  um cabo blindado para evitar a captação de ruídos. Você deve montar o captador de forma que o microfone seja colocado a uma certa distância da superfície da pele mas que fique perto do corpo para proteger o microfone de ruídos externos.

Mantenha o microfone longe dos fones de ouvido para evitar realimentação. Infelizmente, o dispositivo oferece uma aplicação muito limitada, use-o apenas como um circuito de aprendizado, teste ou demostração.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta