Home » Ferramentas » Como fazer Circuito Impresso Flexível em casa usando Tinta Condutiva

Como fazer Circuito Impresso Flexível em casa usando Tinta Condutiva

Os circuitos flexíveis estão crescendo rapidamente em popularidade devido a suas múltiplas aplicações e facilidades de posicionamento em projetos eletrônicos. Atualmente podemos encontrar os circuitos impressos flexíveis em diversos equipamentos como telefones celulares, televisores, GPS, câmeras, etc.

A  fabricação de um circuito impresso flexível é muito mais cara do que um rígido (PCI), mas de forma caseira, podemos fazer nosso próprio circuito impresso flexível usando material fácil e barato. Com certeza essa dica vai salvar a vida dos técnicos eletrônicos na hora da gambiarra ou adaptação de circuitos ou componentes.

Faça Circuito Impresso Flexível usando Tinta Condutiva

Você pode fazer suas próprias PCIs flexíveis em casa basta ter na mão tinta condutiva e uma folha acrílica, de PVC transparente, plástica ou qualquer material flexível para receber as trilhas. O que você tem que fazer é pintar as trilhas com a tinta condutiva, que pode ser uma caneta ou um pincel em qualquer material, tal como o plástico flexível mostrado na foto acima.

 

tinta condutiva

Pode-se utilizar as tintas condutivas disponíveis no mercado brasileiro, essa para reparar Flats, placas e Teclados, mas deve escolher as de melhor qualidade, como as tintas condutivas de prata pura que são superiores as de grafite por ter uma melhor condutividade. Essas tintas condutivas de prata pura para eletrônica não vão custar mais de R$30,00 o frasco, veja os preços da tintas condutivas de prata pura aqui.

Outro processo para fazer a Placa de circuito impresso flexível e fazer uma mascara inversa e passar a caneta ou tinta onde você quer a trilha, como podemos ver o passo-a-passo neste site.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]