Home » Ferramentas » Faça um Exaustor para Fumaça de Solda Caseiro

Faça um Exaustor para Fumaça de Solda Caseiro

 

Todos sabem dos efeitos tóxicos da fumaça da solda, em artigo chamado Dicas sobre Solda para Eletrônica falei sobre os tipos, composição e da proibição da nossa velha solda com chumbo na Europa. Mas existe uma forma de tentar melhorar o ambiente de trabalho, o exaustor com filtro é a uma maneira mais simples.

Muitas vezes não temos dinheiro para comprar um sistema sofisticado de exaustão ou um filtro de fumaça, já que muitos hobbystas usam pouco o ferro de solda e o custo beneficio de um sistema destes seria baixo.

É importante pensar em nossa saúde durante a soldagem e colocá-la em primeiro lugar. Para quem não tem muito dinheiro ou usa pouco e não quer investir mais na eletrônica, coloquei aqui uma sugestão de um sistema simples de exaustor para Fumaça de Solda com filtro Caseiro.

A exposição a longos períodos a fumaça da solda podem causar:

• Câncer de pulmão
• Asma
• Ulcerações do septo nasal
• Siderose (doença pulmonar)

Como fazer um Exaustor para Fumaça de Solda Caseiro

Na maioria das vezes as pequenas soluções são suficiente para melhorar consideravelmente o ambiente de trabalho, transformando-o em um local mais salutar.

O primeiro exemplo é um exaustor, que é um aparelho com ventilação usando um cooler de computador para sugar a fumaça proveniente da solda e retira-la do ambiente de trabalho. Ele também usa um filtro de carvão ativo, que  tem um custo bem barato, tornando o projeto bem barato.

Abaixo é um exaustor de fumaça de solda com filtro pronto, veja o passo-a-passo .

exautor de fumaça de solda com filtro

Abaixo o vídeo de um exaustor bem simples, que não usa filtro e tem um custo perto de “0”.


Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]