Home » Circuitos » Faça uma Super Lanterna Solar Portátil

Faça uma Super Lanterna Solar Portátil

Este circuito é de uma lanterna solar portátil de 1 Watt, como sabemos é possível ter blackouts de energia (o famoso apagão)  e a iluminação solar é uma alternativa, já que ela é carregada durante o dia e usada a noite. Para os longos períodos de falta de energia a lanterna solar é a melhor solução e com certeza uma lanterna construída por você vai ser a mais barata e confiável.

A lanterna solar apresentada aqui usa painéis solares de 6 volts por 5 watts, mas outros painéis podem ser usados sem problema. Com a ajuda deste painel foto-voltaico, podemos construir um econômica lanterna solar bem simples, mas eficiente e verdadeiramente portátil. Ela usa um módulo de LED branco de alta potência de 1watt.

 Lanterna Solar Portátil

Faça um Super Lanterna Solar Portátil

O funcionamento é simples, quando o painel solar é  exposto à luz do sol, cerca de 9 volt DC é gerado a partir do painel que é para recarregar um Pack de baterias de Ni-Cd de 4,8 volt por 600mAh. Outras baterias também podem ser usadas, com outras tensões e correntes, mas se lembre que a corrente é que vai determinar o tempo de duração da lanterna solar.

Um LED (D2) vai funcionar como um indicador do processo de carregamento com a ajuda da resistência R1 que vai limitar a sua corrente, quando o Led estiver aceso é sinal que a bateria estará carregando. O diodo D1 evitará um retorno de tensão para o painel solar, protegendo de qualquer sobrecarga, qualquer diodo schottky poderá ser usado, você pode usar um Diodo Sem Queda de Tensão.

O resistor R2 de 22r x 5Watts regula o fluxo de corrente de carga para 150mA. Supondo que um dia iluminado tem 4 a 5 horas de carregamento no minimo, o painel solar (150mA  regulado pelo resistor R2 ) vai enviar cerca de 600-750 mAh para a bateria. Já a resistência R3 determina a corrente de LED e deve ser modificada de acordo com as necessidades do LED usado.

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]