Home » Circuitos » Fonte de Alimentação Ajustável de Alta Tensão

Fonte de Alimentação Ajustável de Alta Tensão

Para quem gosta de trabalhar com “alta tensão” este artigo é muito interessante, pois é uma fonte de alimentação ajustável de alta tensão. Ele usa os circuitos integrados reguladores de tensão LM117 ou LM317 .

A operação de modo flutuante dos circuitos integrados de três terminais reguladores de tensão ajustável como o LM117 torná-os perfeitos para operação de alta tensão.

É claro que a fonte de alimentação ajustável de alta tensão deve usar estes circuitos integrados compatíveis com a tensão, como a série LM117HV, veja abaixo o datasheet.

Fonte de Alimentação Ajustável de Alta Tensão

No exemplo abaixo é mostrada como é feita a fonte, um diodo zener D1 garante que o LM317H receba apenas o diferencial de entrada/saída de 5 Volts sobre a gama inteira de tensão de saída que neste caso fica entre 1.2 Volts a 160 Volts.

 

Fonte de Alimentação Ajustável de Alta Tensão
Os transistores segundo o datasheet tem que ter um β (beta) baixo, é também citado que eles tem que ser  Darlington para uma isolação da alta voltagem e o resistor R3 limita corrente de curto-circuito a 50 mA.

Já o RC R8/C3 melhora  a resposta transiente de saída como o faz ignorando o pino de ajuste, enquanto que R4 e D2 protegem o pino durante o ajuste.

Veja o datasheet da Texas sobre construção de fontes de alimentação ajustável de alta tensão usando  LM117 ou LM317 AQUI!

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]