Home » Circuitos » Fonte de Alimentação Simétrica

Fonte de Alimentação Simétrica

Fonte de alimentação simétrica é um tipo de fonte de alimentação especial, neste artigo vamos conhecer este tipo de fonte, abaixo um gerador de fonte simétrica a partir de um circuito integrado e uma bateria de 9 Volts.

Fonte de Alimentação Simétrica

 

As fontes simétricas podem ser usadas em várias aplicações, para alimentar os amplificadores operacionais, sistemas de medição, e outros equipamentos que necessitam deste tipo de fonte.

Uma fonte simétrica de alimentação elétrica possui duas saídas de tensão de valores iguais, mas com polaridades invertidas em relação a terra comum. Exemplo uma saída simétrica de 12 Volts tem saídas exatamente iguais de +12 Volts -12 Volts para 0 Volts.

Fonte de Alimentação Simétrica com amplificador operacional

A fonte de alimentação simétrica acima foi projetada usando um simples amplificador operacional e alguns pares de componentes eletrônicos.

As resistências R1 e R2 formam um divisor de tensão de alta impedância. Amplificador operacional assegura que a massa de potencial artificial é o mesmo que a tensão no ponto comum entre R1 e R2.

A proporção de R1 e R2 determinam a relação entre as duas voltagens de saída, se R1 e R2 são idênticas, as duas tensões de saída são simétricas, ou seja é uma fonte simétrica.

 

Fonte de Alimentação Simétrica com reguladores

Para fazer uma fonte simétrica simples, pode ser usado um par de CIs reguladores de tensões, um da linha 78 para o positivo e um da linha 79 para o negativo. Vemos o esquema elétrico da fonte na imagem abaixo.

Fonte de Alimentação Simétrica

Um artigo mais abrangente está em ” O que é uma fonte simétrica? “

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]