Home » Ferramentas » Fonte de Bancada Variável com seleção de Tensão

Fonte de Bancada Variável com seleção de Tensão

Uma das ferramentas principais de uma bancada de eletrônica é a fonte de alimentação, uma fonte de bancada para eletrônica tem que ter alguns itens básicos, como multi tensão, seja ajustada por chave seletora quanto por potenciômetro.

Eu considero como uma boa fonte de bancada aquela que tem uma tensão e corrente variável, proteções contra curto e sobrecarga, mas para iniciantes somente a tensão variável já é o suficiente. Em nosso caso, ou seja, esta fonte de alimentação de bancada que vamos publicar aqui tem corrente de 1 A e proteções que são nativas do circuito integrado LM317.

Fonte de Bancada com tensão Variável

A fonte de bancada apresentada aqui é uma fonte retirada do site Unicrom, ela é bem simples, entrada e saída CC, no seu esquema foi omitido o circuito CA/CC, mas se o usuário quiser pode adicionar um transformador de tensão e uma ponte retificadora com um capacitor eletrolítico de filtro.

Essa fonte tem como componente principal o circuito integrado regulador de tensão LM317, que é capaz de fornecer uma corrente de até 1 Ampere.

Fonte de Bancada Variável

A tensão de saída é dependente da posição de uma chave seletora de 6 posições, ela é bem parecida com a Fonte Variável de Bancada usando LM317, mas bem mais segura, pois a tensão quando é chaveada basicamente protege a saída da fonte durante a comutação.

As tensões de saída desta fonte são de 1,5Volts, 3 Volts, 4 Volts, 7,3 Volts, 13,5 Volts e 18 Volts. Mas você pode modificar as tensões de acordo com as suas necessidades.

Lista de componentes da Fonte de bancada variável

IC 1- LM317
Q1 a Q6 – Transistores 2N2222A ou equivalentes

R1 – Resistor 220 Ohm 1/4 Watts
R2 – Resistor 4k7 Ohm 1/4 Watts
R3 – Resistor 100 Ohm  1/4 Watts
R4 – Resistor 330 Ohm 1/4 Watts
R5 – Resistor 470 Ohm 1/4 Watts
R6 – Resistor 1K Ohm 1/4 Watts
R7 – Resistor 2k2 Ohm 1/4 Watts
R8 – Resistor 3k3 Ohm 1/4 Watts
R9 a R14 – Resistor  33K  Ohm 1/4 Watts (achei o valor alto, mas não testei)

Não esqueça de colocar um dissipador de calor no circuito integrado LM317. O projeto tem algumas falhas, eu aconselho usar um capacitor eletrolítico de 10uF x 50 Volts em paralelo na saída e um capacitor de poliéster de 100 nF na entrada da fonte.

Os resistores de R9 a R14 acionam os transistores, o valor de 33KOhm é para entradas de tensão de 28 Volts, para tensões menores procure diminuir também o valor do resistor.

Os resistores de R3 a R8 é que fazem as tensões de saída reguladas, e a fórmula é: Vout = Vo = 1,25 (1 + R2 / Rx).

[Fonte]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]