Home » Componentes » Fotodíodo e o Fototransistor

Fotodíodo e o Fototransistor

diodo 1n60

Um foto díodo é uma junção PN ou estrutura PIN que quando uma luz  relativamente forte atinge a junção, ela excita um elétron criando assim um elétron livre carregado positivamente. Este mecanismo é também conhecido como ” efeito fotoelétrico “, comum também nos transistores e Circuitos integrados, já que são feitos de semicondutores, e contêm junções PN.

Quase todos os componentes ativos são potencialmente foto-sensores. A junção PN precisa ser exposta à luz, de modo que para se usar um semicondutor, como um foto-sensor  sua placa de silício deverá ser exposta, em uma ampola de vidro transparente ou deita de silicone.

circuito de teste de diodos sensor de luz

 

Estes diodos com essas características podem ser utilizados para medir a intensidade da luz, circuito acima.

Fototransistor

O Fototransistor  é essencialmente, um transistor bipolar,  que funciona como um fotodiodo, mas com uma sensitividade muito maior à luz, pois os elétrons que são gerados pelos fótons na junção da base-coletora são aplicados dentro da base, a sua corrente é então amplificada pela operação do transistor. Entretanto, o fotodiodo tem tempo de resposta menor do que o fototransistor.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]

Deixe uma resposta