Home » Ferramentas » Frequencímetro Analógico de Baixa Freqüência

Frequencímetro Analógico de Baixa Freqüência

O frequencímetro é uma ferramenta eletrônica que mede as repetições por segundo de uma forma de onda. Ou seja, o  frequencímetro ou medidor de freqüência é um instrumento eletrônico que exibe a frequência de um sinal elétrico por um período de tempo, que no nosso caso é o segundo.

Frequências baixas, de no máximo 1 Khz são facilmente medidas por circuitos simples, um exemplo é o circuito de frequencímetro para linha CA que só usa apenas meia duzia de componentes. Este circuito medidor de Frequência (frequencímetro) para linha de corrente alternada domiciliar que é super simples e de fácil construção que pode medir frequências de 10Hz até 100Hz com nível de entrada de 110 Volts a 240 Volts.

Frequencímetro Analógico de Baixa Freqüência

medidor dc  1ma

O circuito apresentado aqui é de um frequencímetro analógico (usa um galvanômetro para mostrar a frequência medida – acima) para baixas frequências. Este circuito é baseado no circuito integrado NE555, e o final de escala do medidor de freqüência analógica linear é de 1 kHz.

O funcionamento deste frequencímetro de baixa frequência é simples e a função do circuito integrado 555 no frequencímetro é de um contador de pulsos. O único ajuste do frequencímetro é feito através do VR1, ele ajusta o final de escala em 1 kHz.A frequência é lido no medidor M1, que é de 0 A 1mA, que pode ser calibrado para ler de 0 a 1 kHz.

circuito de Frequencímetro Analógico
Circuito de Frequencímetro Analógico – via

Lista de componentes do Frequencímetro

R1 -R2 -R5 Resistor 4.7kΩ
R3 Resistor 10k
R4 Resistor 22kΩ
R6 Resistor 2.7kΩ
VR1 Trimpot 50kΩ
VR2 Trimpot 2.5kΩ
C1 Capacitor 0.001μF
C2 Capacitor 0.01μF
C3 Capacitor 10pF
D1 Diodo 1N4148
Q1 Transistor 2N3904
IC1 Circuito Integrado NE555
IC2 Circuito Integrado LM7805
M1 Galvanometro – 1mA

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]