Home » Tecnologia » Gerador de Energia Elétrica Usando uma Bicicleta e um Alternador

Gerador de Energia Elétrica Usando uma Bicicleta e um Alternador

Atualmente a energia elétrica está no seu patamar mais alto quando falamos de preço do Kwh, em média R$ 0,30.  Isso sem contar que estamos em um país onde qualquer coisa é possível, até um apagão a qualquer momento.  A questão de energia alternativa vem ganhando ênfase, ainda para muitos é impossível substituir totalmente o fornecimento domiciliar de energia, mas podemos baixar sensivelmente o consumo com atitude simples e mudanças de hábitos.

Energia eólica e solar são as mais usadas para geração de energia domiciliar em pequena escala, mas existem outras formas de obter energia em ambiente residencial que ainda não são muito exploradas. Uma delas é a utilização da força humana,  que é uma energia limpa. Acho que qualquer atitude é válida para livrar-nos  do fantasma da energia nuclear .

Pesos geram eletricidade
Presos geram eletricidade – Foto euronews

No Brasil, isso, aqui mesmo, vem uma ideia bacana, onde para reduzir o tempo de prisão, os presos produzem eletricidade. Para cada 16 horas que um preso pedala à bicicleta, vai ter um dia a menos em sua sentença. A energia será então usada para iluminação pública, tornando a comunidade de Santa Rita do Sapucaí (São Paulo) um lugar mais seguro durante a noite quando é usada a energia armazenada em baterias.

Como Gerar Energia Elétrica Usando uma Bicicleta

Usando um alternador, uma bicicleta adaptada, um circuito de carregamento, bateria e um inversor, podemos ter energia elétrica a partir da  energia humana. Podemos gerar energia elétrica o suficiente para economizar em diversas funções do nosso dia-a-dia, como por exemplo a iluminação.

Existem vários tipos de alternadores, uma maneira simples de ligar é essa mostrada no vídeo abaixo, onde não existem circuitos eletrônicos para controlar o alternador e a tenção é aplicada diretamente a uma bateria.

Usando um alternador, uma bicicleta e um inversor, pode-se gerar 110 volts de energia elétrica, capaz de acionar um  processador de alimentos de  220 Watt . Tudo isso só com a de tração humana.

Ligando um alternado

Como ligar o alternador
Como ligar o alternador

Acima mostramos como ligar um alternador. Note que os alternadores modernos vem com o regulador de tensão embutido em seu corpo, com isso não precisa de um circuito de carregador.

A –  Cabo superior a  5 mm que deve ser ligado a Bateria, por esse cabo vai ser feito a carga da bateria.

B – A “FIO SENSOR” do alternador é um fio de controle adicional acrescentado que normalmente é ligado a uma bateria e na maioria dos casos essa seria a bateria auxiliar na instalação do banco de baterias de dupla ou múltipla. Este fio adicional é usado para compensar a queda de tensão na fiação e se um divisor de carga é usado, ele irá compensar as perdas incorridas no dispositivo. (Poucos alternadores tem esse fio, geralmente os alternadores de veículos importados)

C- Ligação da lâmpada piloto, ela vai mostrar quando o alternador começar a gerar energia. S1 é a chave que liga o sistema da lâmpada piloto e L1 é a lâmpada piloto, uma lâmpada de 12 Volts por 2 Watts.

Um sistema interessante é esse descrito abaixo, é um painel montado no guidão da bicicleta, que controla a taxa de carga e também monitora a voltagem da bateria durante e após o carregamento.

D1 é um diodo zener de 12v, R1 e VR1 garantem que o voltímetro só começa a ler a partir de 12volts. Mais informações deste projeto no site do autor. http://home.btconnect.com/brettoliver1/bicycle_generator.htm

Painel de instrumentos do carregador de baterias com  bicicleta
Painel de instrumentos do carregador de baterias com bicicleta

Em  Breve em um outro artigo vamos mostrar um circuito que faz a recarga automática do sistema de carregador usando alternador.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]