Home » Circuitos » Gerador de Efeito de Áudio Trêmulo

Gerador de Efeito de Áudio Trêmulo

Recebo muitos pedidos para publicar circuitos de áudio, na maioria das vezes acabo por publicar amplificadores, mas neste artigo vou variar, vou publicar um circuito muito interessante de efeito de áudio bem simples de ser construído e que tem um resultado surpreendente.

Este é um circuito gerador de efeito de áudio trêmulo, que tem como componentes principais um circuito integrado amplificador de áudio LM386 e um circuito integrado 4093 que é um circuito integrado CMOS com 4 portas NAND.

Gerador de Efeito Trêmulo

Gerador de Efeito de Áudio Trêmulo
Gerador de Efeito de Áudio Trêmulo

Este circuito simples pode ser bem interessante para dar um efeito bacana em um som de  sistema de áudio ou um instrumento musical. A velocidade do efeito para o circuito é fornecida por um oscilador construído a partir de uma porta NAND  de um circuito integrado 4093 como disparador de Schmitt.

Com os valores dos componentes que estão na imagem do circuito do gerador acima é de cerca de 5 Hz. A frequência do clock alimenta  o controle de ganho no pino 8 do amplificador LM386. Com isso o efeito de áudio trêmulo ou vibração de áudio é produzida variando o ganho do amplificador.

Para variar a frequência do efeito, o usuário pode colocar um potenciômetro ou trimpot de resistência alta  em série com R1. O uso de um resistor variável vai permitir que as frequências variem de 2 a 20 Hz.

O resistor R2 é o controle de profundidade do gerador de efeito de áudio, sua função é controlar o grau de vibração. Para ajustar, faça o mesmo procedimento feito em R1, colocando um resistor variável em série com R2, um trimpot de 50 K Ohms por exemplo.

Uma vez que o oscilador de vibração utiliza o pino do amplificador de controle de ganho, você deve alterar o valor do capacitor de C4, a fim de alterar o ganho do amplificador LM386. O capacitor C4 de maior valor aumenta o ganho, um menor para diminuí, ajuste até obter o efeito desejado.

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]