Capa » Circuitos » Gerador de Eletricidade Caseiro com Motor de Passo

Gerador de Eletricidade Caseiro com Motor de Passo

Gerador de Eletricidade com Motor de Passo

 

Qualquer motor de passo pode ser utilizado como um gerador de energia, mas em contraste com outros geradores, um motor de passo produz uma grande tensão induzida, mesmo a baixas velocidades de rotação. Um exemplo é um motor de passo DC de dois enrolamentos, cada um com uma resistência de 60 Ω, ele pode gerar mais de 20 Volts mesmo quando rodado com a mão, sem qualquer esforço. O circuito mostra como você pode usar um motor de passo como um gerador, você pode acrescentar um carregador ao circuito  assim armazenando a energia acedente.

 

Gerador de Eletricidade Caseiro

O funcionamento é simples, são usadas duas pontes retificadoras, cada uma composta por quatro diodos 1N4148 (uma ponte para cada bobina, você pode acrescentar mais se o motor de passo tiver mais bobinas), elas carregam um capacitor 4700μF (quanto maior os microfarads melhor, ele funciona como uma breve “bateria”). A energia chega para o led super-brilhante (branco) através de um resistor de 390 Ω , ou através de 22 kΩ em série com o resistor 390 Ω. Neste último caso, o LED não é tão brilhante, mas ele permanece aceso.

 

Verifique o circuito, tudo depende do motor de passo que você usar, se o o led estiver muito “brilhante”, é possível que tenha ultrapassado a corrente nominal do LED de 20 mA,  outro cuidado é a tensão nominal do capacitor de 25 V. Se necessário, modifique o valor da resistência em série com o LED e o valor de tensão do capacitor.

Fonte: extremecircuits.net