Home » Ferramentas » Gerador de Onda Quadrada TTL e CMOS

Gerador de Onda Quadrada TTL e CMOS

Por muitos anos trabalhei no reparo de osciloscópios e as ondas quadradas faziam parte do trabalho, principalmente na aferição e ajuste dos equipamentos. Na maioria dos osciloscópios antigos eram usados os circuitos integrados 4011 para geral a onda quadrada interna, o pino “CAL” no osciloscópio.

Neste artigo sobre gerador de onda quadrada usando circuito integrado TTL ou CMOS, vamos mostrar como gerar onda quadrada usando o 4011 e o 7400, circuitos integrados bem comuns e de baixo custo.

Gerador de Onda Quadrada usando Circuito integrado TTL ou CMOS

Gerador de Onda Quadrada TTL e CMOS

O circuito integrado 4011 é um CI da família CMOS, ele é composto de quatro portas NAND que podem ser utilizadas de independentemente.

pinagem CMOS 4011
Pinagem CMOS 4011

Estes dois circuitos são osciladores de onda quadrada para TTL e CMOS, elas usam três portas lógicas, e também um capacitor e  um resistor.

Os circuitos são úteis como os osciladores de Clock, sinais padrão de ajuste de instrumentos de medição como osciloscópios, etc. .

Eles usam circuitos integrados 74LS00  e CD4011, que são geradores de baixa frequencial (onda quadrada) a tabela ao lado mostra os valores de C* e R* para alcançar a frequência desejada, que pode ser escolhida entre 1Mhz e 100hz.

 

Simples Gerador de onda quadrada TTL

O circuito integrado 7400 é um CI da família TTL, ele é composto também de quatro portas NAND .

Pinagem 7400
Pinagem 7400
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]