Home » Ferramentas » Iluminação para Ferro de Solda com LED

Iluminação para Ferro de Solda com LED

Essa é uma dica bem bacana que veio da Rússia, que por acaso encontrei  e estou compartilhando com todos. Eu mesmo já passei apuros para soldar ou dessoldar componentes em ambientes apertados e escuros. Muitas vezes demoramos mais do que imaginávamos e o trabalho fica mal feito devido a essas condições. Uma boa iluminação é necessária para um técnico ou amante da eletrônica , seja para trabalhar com componentes normais ou com SMD.

Um técnico russo achou uma saída bem bacana para trabalhar com a falta de iluminação, ele instalou 3 leds de alto brilho no final do cabo do ferro de solda, e com isso melhorou muito a iluminação durante a soldagem e dessoldagem em lugares de difícil acesso.

Iluminação para ferro de solda
Iluminação para ferro de solda

É claro que nem todos os ferros de solda poderão receber  essa adaptação, mas você pode comprar um ferro de solda especial para colocar os LEDs e quando precisar de um ferro especial, lá estará ele para executar o trabalho mais difícil.

Ferro de Solda com iluminação LED

O circuito é bem simples, a alimentação dos leds é tirada diretamente da alimentação AC do ferro de solda, foram usados 3  LEDs brancos super brilhantes que foram conectados através de um resistor e um diodo. O diodo pode ser um diodo retificador comum, um 1N4007 que é capaz de trabalhar com tensões de até 1000 Volts por 1 Ampere, por exemplo, já o resistor usado é de 47 KOhm com no minimo 1/2 Watt de potência para uma tensão de 220Volts AC.

Ferro de Solda com iluminação LED
Ferro de Solda com iluminação LED

O resultado pode ser visto na foto abaixo, realmente os 3 LEDs dispostos da maneira que o autor colocou foi o suficiente para iluminar toda a área de trabalho do ferro de solda, bem como as áreas adjacentes da soldagem.

iluminação led para ferro de solda

[Fonte]

 

Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]