Home » Tecnologia » Implante de Ouvido vai ser Alimentado por Bateria Biológica Natural

Implante de Ouvido vai ser Alimentado por Bateria Biológica Natural

Implante de Ouvido vai ser Alimentado por Bateria Biológica Natural

 

Há 60 anos os cientistas sabem que dentro do ouvido humano existe uma bateria natural,  uma câmara preenchida com íons, que produz um potencial elétrico para conduzir sinais neurais,  permitindo que o cérebro entenda o que os nossos ouvidos ouvem. Os pesquisadores tentaram usar essa bateria para alimentar  dispositivos implantados.

 

 

Complexo mas Viável

 

“A orelha converte uma força mecânica que é  a vibração do tímpano em um sinal eletroquímico, que pode ser processado pelo cérebro, a bateria biológica é dividida por uma membrana, algumas de cujas células são especializadas para bombear iões. Um desequilíbrio de iões de potássio e de sódio, em lados opostos da membrana, em conjunto com a disposição particular das bombas , cria uma tensão elétrica. ”

É uma tensão muito baixa, por isso todos os componentes tinham de ser de muito baixa potência. Os pesquisadores desenvolveram um dispositivo composto por um chip de baixa potência equipado com um transmissor de rádio ultralow  e de conversão de energia, esses circuitos  acumulam carga em um capacitor, já que a tensão nas baterias  naturais  flutua muito.

Usando uma cobaia, eles implantaram eletrodos ligados ao dispositivo para a bateria natural de cada um dos seus ouvidos. O chip permaneceu fora embora fosse pequena o suficiente para caber na cavidade do ouvido. O Massachusetts Institute of Technology News diz: “Após a implantação, as cobaias reagiram normalmente aos testes auditivos, e os dispositivos sem fio foram capazes de transmitir dados sobre as condições químicas da orelha a um receptor externo.”

[Fonte][Foto]
Nova Eletrônica - Circuitos e projetos Eletrônicos grátis
Nota Importante: Para perguntas, dúvidas, críticas ou sugestões utilize a página de contato .
[ Clique Aqui! ]